Vinhos para o verão Vinhos para o verão

Para se refrescar! Conheça 4 melhores tipos de vinhos para o verão

4 minutos para ler

Com a chegada dos dias mais quentes, muitas pessoas podem pensar que é hora de fechar a adega e abrir espaço na geladeira para as garrafas de cerveja. Mas, para a alegria dos amantes do vinho, não é apenas possível, como também é delicioso apreciar a bebida durante os meses de calor.

Os vinhos para o verão são, geralmente, mais leves, com notas mais suaves e podem ser consumidos frios ou bem gelados. Mas isso não é uma regra! Todas as opções são válidas e o melhor é escolher o que mais agrada seu paladar.

Gostou da ideia e quer conhecer quais são as melhores opções para se refrescar sem abrir mão da sua bebida preferida? Basta continuar com a leitura!

Os melhores lugares para apreciar os vinhos para o verão

Se você leu este texto até aqui e se imaginou na beira de uma piscina ou, quem sabe, na praia curtindo o seu vinho refrescante, teve uma ótima ideia!

Os rótulos indicados para os dias mais quentes são perfeitos para acompanhar você nesses momentos de lazer. Uma festa ao ar livre, um almoço descontraído ou um happy hour com os amigos também harmonizam muito bem com os rótulos mais refrescantes, frutados e aromáticos.

Os vinhos mais adequados para os dias quentes

Não é a nossa intenção passar uma “cartilha de vinhos”, indicando quais devem ser tomados em qual ocasião, mas temos algumas sugestões interessantes que podem agradar no verão. Confira e experimente!

1. Pinot Noir

O cultivo da Pinot Noir é complexo, pois ela se adapta melhor em climas frios, como na região de Borgonha (seu local de origem) e em Champagne, na França. Justamente por isso é utilizada na produção dos melhores Champagnes, junto com a uva Chardonnay.

Bastante apreciada na produção de vinhos tintos (e também considerada uma das uvas mais elegantes), a Pinot Noir é conhecida pela sua leveza, produzindo vinhos frutados e macios.

Os rótulos mais indicados para o verão que são produzidos a partir da Pinot Noir têm aroma de frutas vermelhas frescas, assim como as notas no paladar.

2. Chianti

Você já se imaginou apreciando um vinho de origem italiana, tinto e com sabor encorpado durante o verão? Se a sua resposta foi “não”, prepare-se para se surpreender com os rótulos Chianti — nome dado aos vinhos produzidos na região da Toscana.

Para ser um verdadeiro Chianti, inclusive, é preciso respeitar algumas regras, como ter, no mínimo 70% da uva tinta Sangiovese e, no máximo, 15 % de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, juntas. Já as brancas não podem exceder o total de 10% da bebida. Também há tempos específicos de amadurecimento, entre a vinícola e a garrafa.

Tantas exigências garantem a qualidade superior dos rótulos, que possuem as características típicas da uva sangiovese, bastante aroma de frutas do bosque, sensação estruturada e ligeiramente tânica no paladar.

3. Valpolicella Clássico

Feito na região de Vêneto, na Itália, esse é mais um rótulo caracterizado pelos taninos suaves e a leveza. Ideal para harmonizar com massas, grelhados leves e queijos médios.

Normalmente com um tom vermelho rubi, seu aroma é frutado e pode conter toques de especiarias. Além disso, é caracterizado pelo corpo médio e harmonioso.

4. Sauvignon Blanc

Os vinhos originados desse tipo de uva têm como características principais a leveza, o frescor e o sabor frutado. Ou seja, é o vinho branco ideal para o calor brasileiro. É suave no paladar e costuma agradar a todos, sem erros.

Uma dica para escolher o melhor rótulo de um Sauvignon Blanc é ficar atento à coloração. Apesar de a cor do vinho mudar de acordo com a safra, alguns indicativos são importantes. Por exemplo, quanto mais transparente, mais novo é o vinho e quanto mais carregado na cor, mais velho ou encorpado ele é.

Vale lembrar que essas são apenas características de cada bebida, que não interferem em sua qualidade. Fica ao seu critério optar por aqueles que mais lhe agradam.

Como você pode ver, há excelentes opções de vinhos de todos os tipos e gostos para o verão, para que você não deixe de consumir a sua bebida preferida durante os meses mais quentes do ano. Portanto, vale a pena seguir as nossas dicas e experimentar!

Agora que você já conhece os melhores vinhos para os dias quentes, não deixe de conferir ótimas opções para as temperaturas mais frias.

Posts relacionados

Deixe um comentário