Garrafa de vinho rosé dentro de um balde Garrafa de vinho rosé dentro de um balde

O que combina com Vinho Rosé? Aprenda definitivamente como apreciar!

6 minutos para ler

Inexplorado pelo público brasileiro durante décadas, os vinhos rosés finalmente vivem dias de glória. Por ter características que se adaptam muito bem ao contexto brasileiro, esses vinhos estão virando queridinhos de muitos enófilos. Mas nem sempre é fácil entender o que combina com vinho rosé.

Tintos e brancos, por terem maior tradição no Brasil, já conseguiram tornar mais claras as harmonizações indicadas. Mas muita gente ainda fica sem saber com o que combinar uma bebida diferente.

Quer explorar mais esses vinhos cheios de versatilidade e charme? Este é o lugar certo! Nas próximas linhas, você vai entender como fazer essa harmonização e explorar os sabores surpreendentes dos rosés.

Quais as principais características dos vinhos rosé?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer um aspecto sobre a produção desses vinhos. Durante anos, eles foram tidos como bebidas menos nobres, pois alguns produtores misturavam o vinho tinto com o vinho branco para obter a tonalidade rosada.

Mas essa prática não é usada nas boas vinícolas, e em alguns países, como a Itália, é até proibida. Na fabricação do vinho, o que ocorre realmente é que o mosto (a uva macerada) fica em contato com a casca das uvas por pouco tempo — esse intervalo vai de algumas horas a poucos dias.

Assim, elas transferem somente um pouco de sua cor para o vinho, que ganha o tom rosado e algumas notas de aroma e sabor que vêm dos componentes presentes nas cascas.

Principais características

Assim como os tintos, existem vinhos rosés mais encorpados e mais suaves. No mercado, atualmente é possível encontrar vinhos que vão desde os mais adocicados e leves até os encorpados e bem aromáticos.

De uma forma geral, os vinho rosés são refrescantes, com boa acidez, pouco ou nenhum tanino. São muito comuns os aromas de frutos de bosque frescos, como a framboesa, a ameixa e as amoras.

São vinhos versáteis, que podem ser servidos em diferentes ocasiões, de um happy hour com os amigos até um jantar romântico.

Rosés podem ser degustados o ano todo

Por ser um vinho que deve ser bebido fresco, o rosé ainda é muito encarado como uma bebida de verão. Mas quem gosta de degustá-lo em qualquer época do ano pode comemorar, porque isso não é necessariamente verdade.

No Brasil, classificar esses vinhos como uma “bebida de verão” é um mito. Nossos invernos não chegam às temperaturas mais extremas. Logo, até nos dias mais frescos é possível aproveitar um rosé servido na temperatura correta e ter uma boa experiência.

O que combina com vinho rosé?

Ainda é muito comum as pessoas se sentirem um pouco paralisadas diante de uma garrafa de rosé, sem saber o que consumir junto com a bebida. Mas nós temos uma boa notícia: os rosés são vinhos muito agradáveis ao paladar e versáteis, podendo ser harmonizados com um leque enorme de possibilidades. Veja a seguir algumas.

1. Tábua de frios

Aquela tábua de frios, queijos brancos, castanhas e azeitonas não poderia ter companhia melhor do que um vinho rosé. A acidez desse tipo de vinho limpa o paladar de um petisco para o outro e casa bem com a estrutura dos sabores desses alimentos.

2. Pizzas

A maioria das pessoas quando pensa em pizza já imagina a taça do vinho tinto ao lado. Mas basta experimentar um rosé como acompanhamento que muitos não querem mais outra coisa!

Se o sabor do recheio da sua pizza for mais presente, como pepperoni ou calabresa, peça um vinho com mais corpo. Já uma margherita ou pizza de abobrinha assada vai bem com um vinho leve.

3. Salgados

Vai receber amigos e servir alguns finger foods? Coloque o rosé na mesa, pois esses vinhos dão uma ótima harmonização com salgados fritos (sempre bem sequinhos e crocantes).

A acidez do vinho rosé equilibra bem com a gordura desse tipo de comidas. Algumas ideias deliciosas nesta categoria são: bolinho de bacalhau, arancini (bolinho empanado feito com arroz de risotto e molho de tomate), lulas a dorê e até os brasileiríssimos coxinha e pastel de carne ou queijo.

4. Massas

O rosé reina quando o prato servido é uma bela massa. Seja ela ao molho de tomate, cremosa — como as massas recheadas ou ao molho bechamel — ou ainda acompanhada de frutos do mar, ele será um bom par para o seu prato.

5. Carnes e peixes

Criou-se um mito de que as carnes devem ser acompanhadas por vinhos tintos e os peixes, pelos brancos. Mas e o rosé, onde entra nessa regrinha? A resposta é aquela que todos querem ouvir: em todos os lugares.

A acidez e o corpo dos vinhos rosé faz com que eles sejam uma ótima opção para acompanhar carnes mais untuosas e temperadas, como um ossobuco, chilli mexicano e até carnes brancas, como um frango assado com batatas.

Por outro lado, eles acompanham muito bem peixes. Experimente uma taça de rosé junto com um prato de salmão grelhado. Apostamos que vai se apaixonar!

6. Frutos do mar

Se o prato do dia for alguma preparação com camarão, o vinho rosé é a sua aposta fiel. Todos os tipos de preparo desse fruto do mar — grelhados, servidos com abóbora moranga, em um bobó ou como a criatividade mandar harmonizam muito bem com os rosés.

Mas outros frutos do mar também caem super bem com esse vinho. Escolha um rótulo de rosé para acompanhar um belo atum grelhado, mariscos no vapor, polvo à lagareiro ou cortado bem fininho, em um carpaccio.

Assim como os demais vinhos, os rosés devem ser conservados em locais com temperatura constante (de preferência, em um local fresco). As rolhas devem ficar em contato com a bebida, para não ressecarem e comprometerem a integridade do vinho.

Em qualquer uma das ocasiões em que for servi-lo, lembre-se: os rosés são vinhos que pedem temperaturas mais baixas. Entre os 8ºC e os 12ºC é a faixa onde eles abrem seu leque de perfume e sabor.

Depois de ler este artigo, temos certeza que você não tem mais dúvidas sobre o que combina com vinho rosé.

Ficou com água na boca e cheio de vontade de provar todas essas harmonizações? Então aproveite que está por aqui e conheça nosso catálogo de vinhos rosés. Escolha um para cada ocasião!

Posts relacionados

Deixe um comentário