Veja qual o melhor vinho para o Natal e as receitas que harmonizam

7 minutos para ler

O Natal é uma época com vários itens típicos, como as árvores de Natal e o simpático Papai Noel. Quando falamos de comida natalina, muitos alimentos nos vêm a mente, assim como uma bebida especial: o vinho.

Neste texto, você conhecerá o melhor vinho para o Natal e como harmonizá-lo com diversas receitas de comidas, fazendo com que a sua ceia seja inesquecível e bastante saborosa!

Como escolher e harmonizar o melhor vinho para o Natal?

Existem diferentes tipos de vinho no mercado, cada um com um gosto único e especial. Por isso, é possível combinar um tipo de vinho com certos alimentos, harmonizando, assim, os seus sabores e deixando a refeição ainda mais gostosa.

Esse processo pode ser levado em conta até mesmo na entrega de um vinho como presente de amigo-oculto. Imagine o quão divertido será para o seu presenteado encontrar o vinho perfeito para a sua comida favorita!

Veja, a seguir, qual o melhor vinho para o natal e como combiná-lo com o restante da sua ceia.

Chardonnay

A uva utilizada na preparação do vinho Chardonnay tem origem em Borgonha, na França, sendo um dos tipos mais cultivados no mundo atualmente. De acordo com estudos realizados na Universidade da California, ela foi criada por meio do cruzamento de outras variedade de uva: A Pinot Blanc e a Gouais.

É possível harmonizar vinhos feitos com essa uva com queijos de vaca búfalo e cabra, conseguindo misturar diversas texturas do alimento. Com realção à carnes, o Chardonnay se sai melhor com aves, peixes e frutos do mar, conseguindo equilibrar melhor o sabor da comida.

Na hora da ceia, aposte na sua ave com um sabor mais intenso e levemente tostado para harmonizar com o seu Chardonnay, além de acompanhamentos com crustáceos, como lagostim ou camarão.

Pinot Noir

Os vinhos feitos com as uvas Pinot Noir são consideradas garrafas elegantes e de sabor refinado, sendo uma ótima pedida para ceia de Natal mais elaboradas. Cultivá-las não é uma tarefa fácil, já que são basntante sensíveis às alterações do ambiente.

Apesar do seu sabor requintado, os vinhos de Pinot Noir são considerados uns dos mais versáteis do mercado. Um dos prato mais clássicos e servidos com essa bebida é o Boeuf Bourguignon, pois ambos combinam em itensidade aromática.

O Pinot noir é um dos vinhos mais indicados para se harmonizar com o peru da natal, já que seu sabor coringa e notas adocicadas conseguem trazer para a refeição um sabor único.

Merlot

A Merlot é uma uva bastante produzida em solo nacional, sendo amplamente consumida pelos brasileiros em diversas épocas do ano, inclusive no Natal. Um curiosidade sobre esse tipo de fruta é que seu tempo de colheita pode ser realizado em dois períodos: um pouco mais cedo do seu amadurecimento, este sendo o padrão internacional, ou no padrão francês, no qual é esperado o momento perfeito para a produção do vinho.

Os vinhos Merlot combinam muito bem com carnes vermelhas, porém uma versão mais leve do vinho também consegue harmonizar com aves (como o peru ou chester de Natal, por exemplo).

Em alguns lugares durante a ceia, é comum encontrar carne de porco durante esse evento. Nessas ocasiões, bebidas de corpo médio como o Merlot pode combinar bastante com o gosto mais leve e rosado dessa proteína.

Quais receitas posso fazer para harmonizar com meu vinho?

Agora que você entendeu um pouco sobre harmonização de vinhos, vamos lhe ensinar algumas receitas simples e rápidas que podem ser servidas na sua ceia como aperitivos e complementos para a comida clássica do Natal.

Torradinha com azeite e ervas

Para fazer essa receita, é necessário apenas as torradas (que podem ser pães franceses ou torradas já prontas) e um molho simples feito com azeite e ervas da sua preferência.

Primeiro, pegue todas as ervas e as macere com um socador. Então, adicione a mistura em cima do pão e regue todo o alimento com o azeite. Após isso, coloque as torradas no forno por cerca de 10 minutos ou até perceber que elas estão douradas.

Peru ao molho de vinho

Além de bebida, o vinho também pode ser incorporado ao molho do peru para que ele tenha o seu gosto ainda mais gostoso e exaltado. Confira a receita a seguir:

Ingredientes do peru:

  • 1 peru;
  • 1 garrafa de vinho branco seco;
  • 5 colheres de sopa de tomilho seco;
  • 1 xícara de chá de manjericão picado;
  • 10 dentes de alho;
  • 2½ xícaras de chá de manteiga derretida;
  • Sal a gosto;
  • 3 cebolas picadas;
  • 8 folhas de louro.

Ingredientes do molho:

  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 4 colheres de sopa de molho inglês;
  • 2 xícaras de chá de vinho tinto seco;
  • 2 colheres de sopa de mostarda;
  • 2 colheres de sopa de creme de leite.

Coloque o vinho, o manjericão e o alho no liquidificador e reserve a mistura. Em outro recipiente, adicione as folhas de louro, a manteiga derretida, tomilho e sal, misturando todos os infgredientes com um garfo ou fuet.

Depois, pre-aqueca o forno e adicione o peru devidamente temperado em uma assadeira, o cobrindo com papel alumínio. Deixe a ave no forno por cerca de 3 horas e meia, sempre a regando com o tempero soltado na assadeira.

Após esse tempo, retire o papel alúminio e retorne o peru para o forno por mais 40 minutos, retirando assim que ele estiver dourado.

Para fazer o molho, seprare uma panela, adicione açucar e leve ao forno até que ele se transforme em caramelo. Adicione o vinho aos poucos, sempre mexendo para que a mistura engrosse. Depois de engrossado, adicione o molho-inglês e a mostarda. Deixe ferver por uns minutos e então desligue a panela, adicionando o creme de leite em seguida.

Salpicão vegano

Para fazer a alegria dos familiares e amigos veganos, faça um salpicão muito gostoso e que harmoniza perfeitamente com vários tipos de vinhos. Confira a receita a seguir:

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (de chá) de maçã verde picada;
  • 1/2 xícara (de chá) de milho em conserva;
  • Sal e pimenta moída a gosto;
  • 1/2 xícara (de chá) de salsão bem picado;
  • 1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas;
  • 1 xícara (de chá) de ervilha;
  • 1/2 xícara (de chá) de uva passa;
  • 1 xícara (de chá) de cenoura ralada;
  • 1 xícara (de chá) de carne de jaca desfiada (opcional);
  • 1/2 xícara (de chá) de maionese vegana;
  • 1 colher (de sopa) de mostarda;
  • 1 xícara (de chá) de cubinhos de batata;
  • Suco de meio limão;
  • 1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas;
  • Batata palha (opcional).

Modo de preparo:

Lave todos os ingredientes. Após isso, leve as batatas em cubinhos para cozinhar em uma panela até que fiquem macios. Em outro recipiente, retire a casca do salsão e corte-o em cubinhos.

Pegue uma vasilha grande e adicione as as uvas passas, a cenoura ralada, o milho, o salsão, a maçã verde, a azeitona também picada, a carne de jaca devidamente desfiada, os cubinhos de batata e misture-os.

Após isso, adicione a maionese vegana, a mostarda, o suco de limão, cebolinha e salsinhas picadas e tempere à gosto com sal e pimenta. Misture bem todo o salpicão e leve-o para a geladeira por pelo menos duas horas antes de ser servido.

Para servir, o coloque em uma travessa natalina e cubra-o com batata palha.

Entendendo qual o melhor vinho para o Natal e como harmonizá-lo, você conseguirá encontrar a bebida que melhor combine com o seu cardápio, proporcionando uma experiência gastronômica única para os seus convidados.

Gostou do texto? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a fazerem uma ótima ceia!

Posts relacionados

Deixe um comentário