Uva Cabernet Sauvignon: o que você precisa saber sobre a rainha das uvas

3 minutos para ler

A uva Cabernet Sauvignon é a mais cultivada no mundo, sendo considerada a rainha entre os tipos de uva tinta. Por sua resistência e excelente capacidade de adaptação a diferentes climas, a casta está presente em regiões produtoras de vários continentes, como Europa, América, Oceania e África.

Os vinhos elaborados com a Cabernet Sauvignon são versáteis, podendo ser apreciados em várias ocasiões e harmonizados com diversos pratos.

Neste artigo, explicaremos melhor as características dessa uva, contaremos um pouco da sua história e apresentaremos dicas de harmonização. Boa leitura!

Características da uva Cabernet Sauvignon

De cor intensa, a Cabernet Sauvignon é uma uva pequena com casca espessa e pouca polpa, o que a torna extremamente resistente e adaptável às mudanças climáticas. No aroma, podem ser encontradas notas de cereja, amora, ameixa, cassis, menta, eucalipto, cedro e especiarias.

No entanto, as características dos frutos são influenciadas pelo terroir - fatores ambientais, como clima, solo, relevo, altitude e clima - da região onde são cultivados. Por isso, cada local do mundo produz vinhos Cabernet Sauvignon com aspecto visual, sabores e aromas únicos. 

História da uva Cabernet Sauvignon

Com origem em Bordeaux, França, a Cabernet Sauvignon é o resultado do cruzamento natural entre a Sauvignon Blanc e a Cabernet Franc. A casta provavelmente surgiu no século XVII, se tornando famosa na região no século XVIII. 

Com o aumento da popularidade, começou a ser cultivada em outros lugares da Europa. No século XX, principalmente a partir dos anos 70, por sua fácil adaptação a climas variados, a Cabernet Sauvignon conquistou outros continentes.

Atualmente, a casta está presente em regiões produtoras de países do Novo e do Velho mundo, como França, Itália, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Chile.

Harmonização de vinhos Cabernet Sauvignon

Os vinhos Cabernet Sauvignon são versáteis e harmonizam bem com diversos alimentos. A seguir, apresentaremos algumas dicas de combinações.

Massas ao molho vermelho

Vinhos feitos com a Cabernet Sauvignon, como o Astica Cabernet Sauvignon, são ideais para serem servidos com massas com molhos vermelhos, como o bolonhesa. É um vinho seco, macio e frutado com corpo leve.

Churrasco

Carnes vermelhas mais pesadas combinam muito bem com vinhos mais encorpados. Algumas opções são o Septima Varietal Cabernet Sauvignon que possui corpo médio e excelente acidez.

Queijos amarelos

Os vinhos como o Don Pascual Reservado Cabernet Sauvignon são perfeitos para equilibrar o nível de gordura de queijos como prato, cheddar e parmesão. 

Existem diversas opções de vinhos Cabernet Sauvignon. Para escolher o ideal para fazer a harmonização, considere as particularidades de cada rótulo e as características da comida.

Agora que você já conhece as características da uva Cabernet Sauvignon, que tal aprender como o vinho é feito?

Posts relacionados

Deixe um comentário