Surpresa para o dia dos namorados: faça uma noite romântica inesquecível!

7 minutos para ler

O Dia dos Namorados é sempre uma data especial: onde quer que estejamos, nos deparamos com uma decoração repleta de corações e com casais apaixonados. É natural, portanto, querer fazer uma perfeita surpresa para o Dia dos Namorados, surpreendendo a pessoa amada e celebrando essa união.

Em muitos países ao redor do mundo, a data dos enamorados (e também das pessoas que se gostam, como amigos e familiares) é celebrada no dia 14 de fevereiro, o dia de São Valentim. Já no Brasil, o dia reservado aos pombinhos é 12 junho, e existem dois motivos diferentes para isso: o mais comercial afirma que a data foi criada para aquecer as vendas do comércio no mês de junho.

Já os mais românticos preferem a versão que diz que o Dia dos Namorados acontece um dia antes do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro.

Independentemente da sua crença, a data é um motivo a mais para ficar juntinho do seu amor, não é mesmo? Então, confira algumas dicas para criar uma noite romântica e inesquecível!

Como decorar o ambiente?

É fato que muitos casais preferem celebrar a data em um bom restaurante ou em um lugar especial. Mas você já pensou em fazer uma linda surpresa para o Dia dos Namorados e receber o seu amor no aconchego do seu lar?

Além de essa ser uma opção mais intimista, onde os dois podem ficar mais à vontade, ela poupa o desgaste de filas e locais lotados, tão comuns nesse dia. Por fim, em tempos de crise econômica e de isolamento social, criar um clima em casa faz bem ao romance, ao bolso e à saúde.

Para começar então, decore o ambiente: você pode fazer uma décor clássica, com flores nos vasos ou com pétalas soltas no chão (as rosas vermelhas são as mais tradicionais), velas iluminando o ambiente, toalhas e demais adornos em vermelho e uma música romântica ao fundo.

Se quiser incrementar, os corações recortados ou desenhados são sempre charmosos, e cartazes ou bilhetinhos com declarações de amor também arrancam suspiros. Quanto mais cuidados com os detalhes — desde a toalha de rosto até as pedrinhas cor de rosa nos vasos — melhor.

Para deixar o ambiente com a cara do casal, espalhe fotos e itens que remetam à história de vocês, como lembranças de viagens, objetos de decoração etc.

Quais receitas produzir?

Você pode receber o seu amor em casa e pedir por um delivery, ou comprar um prato especial mais cedo, pré-pronto. No entanto, sem dúvida, se for para a cozinha, a comemoração será muito mais inesquecível! Afinal, como dizem, cozinhar é um ato de amor. Aproveite para convidar o date para cozinhar com você, transformando esse momento em algo muito divertido (ou sedutor).

Se você não é nenhum chef e não tem ideia do que preparar, existem algumas receitas que caem muito bem nessa ocasião. Veja algumas ideias.

Massa

Uma massa de qualidade, um molho caseiro e pronto! Em poucos minutos, você tem uma refeição deliciosa e muito romântica — bem no estilo “A dama e o vagabundo”. É possível comprar esses alimentos com antecedência, tanto a massa tradicional quanto a fresca, assim como o molho, em casas especializadas, mas que tal experimentar fazer você mesmo?

Com farinha, ovos e uma pesquisa rápida na internet, vocês poderão fazer a própria massa, criando aquele clima romântico, digno de cinema. Muitos molhos também não exigem grandes preparações: na verdade, uma mistura de tomates, azeite, manjericão e orégano já rende uma clássica receita italiana.

Tábua de frios

Vocês não querem se aventurar na cozinha e um petisco simples já atende? Então, aposte na clássica e sempre certeira tábua de frios, com as opções que o casal mais gosta, entre queijos e embutidos. Castanhas, torradas com patês, damascos e outros petiscos também são sempre bem-vindos e fáceis de providenciar.

Fondue

Esse clássico dos casais apaixonados é a opção perfeita para a noite do Dia dos Namorados. Com o frio batendo na porta no início do mês de junho, o prato aquece, é fácil de preparar e cria um clima bastante intimista.

Existem as opções mais elaboradas, com carnes, pães e queijos — que você pode adquirir em uma ida rápida ao supermercado, já que hoje em dia existem os queijos prontos para fondue, basta colocá-los na panela.

Para completar, não deixe de preparar a versão doce, com frutas suculentas banhadas em chocolate. Assim como o queijo, já existem muitas marcas de chocolate que oferecem a versão para fondue. Basta escolher as frutas preferidas do casal e se divertir!

Como harmonizar cervejas e vinhos com a receita preparada?

Não é regra, mas muitos casais gostam de celebrar o dia e completar as suas receitas com bebidas alcoólicas, especialmente os vinhos e as cervejas (de preferência, as artesanais, mais sofisticadas e saborosas).

E eis que surge a dúvida: como harmonizar o prato com a bebida? As opções são tão vastas quanto deliciosas, então, vamos focar aqui nas harmonizações com as receitas que sugerimos, ok? Assim, você já fica com o “pacote completo”.

Massas

Geralmente, as massas são neutras e combinam bem com o malte da cerveja, mas é preciso estar atento ao molho, que pode ser mais ou menos gorduroso, por exemplo. O molho pesto harmoniza muito bem com as cervejas do estilo Tripel, enquanto o de tomates pede as Irish Red Ale, e o tradicional carbonara é perfeito com as versões de trigo, como as Weizenbock.

Quanto aos vinhos, os molhos cremosos, brancos e/ou a base de queijo harmonizam com vinhos brancos e tintos delicados; o molho de tomates pede por vinhos tintos, e ao acrescentar alguma carne, opte por um rótulo mais marcante, como o Cabernet Sauvignon.

Frios

Uma forma de não errar ao harmonizar embutidos e curados, é optando por vinhos tintos e cervejas mais fortes, afinal, essas são as características da maioria desses alimentos. Uma boa dica é: quanto mais leve o queijo, mais leve a bebida. Se ele for mais forte, como os azuis, pode apostar em rótulos mais potentes.

Fondue

Para o fondue de queijo, as cervejas de estilos como Pilsen, Blonde Ale e Strong Golden Ale são ótimas escolhas, pois destacam o sabor do alimento, sem deixar de marcar presença. Já o de chocolate fica ainda mais saboroso acompanhado por cervejas que utilizam malte de cevada torrado, como uma Dunkel, Porter, Stout, Bock ou Belgian Dark Ales.

Os vinhos também oferecem uma vasta carta de opções: fondues de queijo harmonizam muito bem com vinhos brancos e leves; fondues de carnes pedem tintos e robustos; e fondues de chocolate, marshmallow e frutas ficam perfeitos com rótulos doces e frutados.

Esperamos ter ajudado você a criar uma surpresa para o Dia dos Namorados que seja inesquecível. Lembre-se que uma das formas mais lindas de presentear a quem se ama é com a sua presença e com os momentos que você criou especialmente para vocês.

Gostou deste conteúdo? Temos mais dicas de como comemorar o dia mais romântico do ano. Inspire-se!

Posts relacionados

Deixe um comentário