Qual o melhor whisky do mercado? Saiba aqui!

6 minutos para ler

Todos os anos, no terceiro sábado do mês de maio, é comemorado o dia mundial do whisky. Essa data existe para celebrar a bebida que surgiu em terras geladas, mas conquistou todo o planeta, graças à sua personalidade forte. Ele pode ser servido puro, em drinques e coquetéis, acompanhado apenas de água gelada ou acompanhando diversos tipos de alimentos.

Mas afinal, qual o melhor whisky do mundo? Se analisarmos isoladamente cada rótulo disponível no mercado, a resposta para essa pergunta se torna muito subjetiva. Mas os criadores da bebida ainda são considerados os melhores produtores do planeta.

Já sabe de quem estamos falando? Continue a leitura e descubra se você acertou, e ainda aprenda tudo que precisa saber para escolher!

Do que o whisky é feito?

Esse tema é controverso, mas podemos definir, basicamente, três tipos de whiskies a partir dos seus ingredientes. Existem aqueles que são feitos apenas de malte, que consiste na germinação, secagem e torra de cereais, tradicionalmente a cevada. Esse tipo de whisky é chamado de Puro Malte e remete aos métodos mais tradicionais de se produzir a bebida.

Outra variedade é a aquela produzida a partir de destilação de grãos fermentados. Esse tipo de whisky é feito principalmente com milho, trigo ou centeio. Por fim, há um terceiro tipo, que consiste na mistura dos dois tipos anteriores para conseguir dar mais personalidade à bebida.

Como é o processo?

Depois da maceração e do cozimento dos ingredientes escolhidos, se inicia o processo de fermentação. É nesse momento que o álcool se forma. Depois, é feita a destilação dessa mistura, dando origem à base da bebida. Após isso, pode haver a mistura de várias destilações diferentes ou o uso de apenas uma para o processo seguinte, a maturação.

O que mais influencia o sabor da bebida é o envelhecimento. Sua duração pode variar. A madeira e o tratamento dado a ela antes de se colocar a bebida formarão a personalidade do whisky. Passado o tempo necessário para atingir o ponto ideal, é feita a filtragem e o engarrafamento.

Qual o melhor whisky do mundo?

Chegou a hora de responder a essa pergunta. A Escócia é a terra natal do whisky. Foi lá que a bebida surgiu e onde as técnicas foram sendo aprimoradas desde a antiguidade para que se chegasse ao que hoje é conhecido como whisky. Por isso, não há nenhum exagero em dizer que os escoceses são os melhores produtores da bebida.

Existem excelentes exemplares sendo produzidos em todos os continentes. Os Estados Unidos, por exemplo, são grandes produtores e consumidores. Mas na Escócia a bebida é parte da identidade cultural do povo e sua produção é uma instituição. Por isso, há um grande respeito pelo whisky escocês.

Que rótulo escolher?

A sua escolha pode depender de inúmeros fatores, entre eles a personalidade da bebida e os processos de fabricação. Há ótimas opções para todo tipo de situação e você pode escolher entre grandes rótulos dos melhores produtores do mundo. Vamos ver alguns exemplos!

Grant’s Triple Wood

Uma empresa familiar que existe desde 1886 é a fabricante dessa marca de whisky, que é a terceira mais vendida do mundo e está presente em mais de 180 países. O Grant’s é uma ótima escolha, principalmente se você considerar a história, a origem e a qualidade do produto. Você precisa ter um desses em casa.

Cutty Sark

O Cutty Sark é a bebida ideal para quem valoriza a riqueza do sabor. As notas predominantes são a baunilha e as frutas cítricas. Apesar da complexidade do seu sabor, ele mantém um teor alcoólico alto, em torno de 40%. Forte, delicioso e fácil de beber, ele é incomparável e oferece uma experiência única.

Bruichladdich Charlotte

Esse é um exemplo de clássico. Feito de uma única destilação exclusiva de cevada, ele respeita a tradição e os melhores métodos na fabricação de whisky. Para apreciar toda a força do seu sabor defumado e trufado, é recomendado que o Bruichladdich Charlotte seja bebido puro e em copos pequenos.

Balvenie Portwood

O Balvenie Portwood é membro da realeza do whisky. Envelhecido por 21 anos em barris de carvalho, ele é criado a partir de processos únicos, que incluem a seleção rigorosa dos barris.

O cuidado em sua produção é tão grande que é possível dispensar a filtragem antes que ele seja engarrafado, o que mantém ainda mais a prevalência de sabores e aromas na bebida.

Como harmonizar com alimentos?

Para garantir que você tenha uma boa experiência ao apreciar uma bebida com um teor alcoólico tão elevado quanto o whisky, é fundamental que você escolha bons acompanhamentos.

As possibilidades de harmonização são inúmeras e a melhor escolha depende de características específicas, mas existem alguns alimentos que combinam muito bem com o whisky.

Carne grelhada

O processo de caramelização que acontece quando uma carne é bem grelhada faz com que surjam sabores adocicados e defumados que combinam muito bem com quase todos os whiskies disponíveis no mercado.

Salmão defumado

Os defumados também funcionam muito bem acompanhados de whisky. E o salmão tem a vantagem de contar com um sabor menos proeminente e que não se sobrepõe tanto, o que é bom para uma harmonização por semelhança.

Nozes e castanhas

Nozes e castanhas são ótimos acompanhamentos. Isso graças à sua oleosidade, que fixa o sabor da bebida na boca e ainda ajuda na digestão do álcool. O sabor delas também se encaixa muito bem em uma harmonização.

Queijos

Os queijos mais gordurosos também se valem de oleosidade e gorduras para harmonizar com whisky. E as notas presentes na bebida são classicamente associadas ao queijo, o que garante sucesso na combinação dos dois.

Seja qual for o tipo e a marca de whisky que você escolher, experimente sempre e esteja disposto a conhecer novas opções. À medida que seu repertório aumenta, você fica mais apto para apreciar e perceber as nuances que distinguem tanto essa bebida.

Agora que você já sabe qual o melhor whisky, como ele é feito, seus ingredientes e as melhores harmonizações, que tal aproveitar e escolher uma garrafa para experimentar? Faça uma visita ao site da TodoVino. Lá você encontra inúmeras opções de todos os tipos de bebidas, com muita qualidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário