Rolhas de vinhos chilenos Rolhas de vinhos chilenos

Conheça as principais marcas de vinhos chilenos da TodoVino

6 minutos para ler

Você sabia que os vinhos do Chile são os mais consumidos no Brasil entre os importados? Isso não é à toa. A diversidade de climas de cada região, dá aos produtores chilenos a possibilidade de produzir diversos estilos de vinho, desde os frutados e macios até os potentes e de longa guarda.

O solo e o clima do país favorecem o cultivo de diversas uvas, fazendo com que a região produza rótulos variados para todos os gostos. O Chile, realmente, sabe elaborar boas bebidas, com sabores e aromas expressivos.

Está curioso para saber mais sobre as marcas de vinho chilenas? Então, acompanhe, pois é o que abordaremos neste post.

Conheça as principais marcas de vinhos chilenos da TodoVino

A TodoVino traz os rótulos de destaque das 3 vinícolas mais renomadas do Chile para o Brasil: Santa Helena, San Pedro e Misiones de Rengo. A seguir, confira a história de cada uma delas.

Santa Helena

A história por trás do nome da vinícola é muito curiosa. No começo do século XX, o dono dos vinhedos adoeceu, fazendo com que a plantação também definhasse por falta de cuidados.

Então, sua filha, Helena, começou o processo de revitalização das vinhas, trazendo a qualidade novamente. Foi nesse momento que seu pai batizou os vinhos, em sua homenagem, de Santa Helena.

Com mais de 75 anos de fundação, o produtor fica no Vale Central, região vinícola do Chile, que conta com ótimas condições naturais, de clima e solo, para a elaboração de vinhos de qualidade.

San Pedro

Fundada em 1865, a vinícola San Pedro é uma das maiores e mais antigas exportadoras de vinhos chilenos. São 3,6 milhões de caixas por ano para exportação. O seu principal vinhedo, localizado em Molina, no Vale do Curicó, conta com 1.200 hectares, sendo um dos maiores da América Latina.

A área, de colinas de solo argiloso e em tufos vulcânicos, apresenta condições geográficas e climática muito propícias ao cultivo das uvas. Mas não é só isso. O produtor tem mais de 1.500 vinhedos plantados no Vale Central e lugares do Chile, como Maipo, Casablanca, Cachapoal, entre outros.

Misiones de Rengo

Ao contrário das outras duas anteriores, que já passaram dos 50 anos de história, a vinícola Misiones de Rengo é bem mais jovem. Ela foi criada no ano 2000, na cidade de Rengo, no Vale do Rapel.

A região de clima mediterrâneo — verões quentes e secos, e invernos chuvosos — é perfeita para o cultivo das uvas, resultando em vinhos de extrema qualidade, acima da média.

Dessa forma, não demorou muito para a vinícola se destacar por sua sofisticação e tecnologia. Já em 2009, apresentou um crescimento significativo no mercado de vinhos chilenos. Hoje, exporta por volta de 7 milhões de garrafas por ano.

Saiba os tipos de vinho que cada marca produz

Agora que você já sabe sobre cada uma das vinícolas que produzem os rótulos que a TodoVino importa, que tal descobrir quais são os tipos de vinho elaborados por elas? Acompanhe!

Santa Helena

A vinícola Santa Helena produz o vinho Reservado, o Reserva e o Gran Reserva, assinando os rótulos com o próprio nome. Entre brancos, tintos e rosés, varietais e blends, as uvas utilizadas por ela são:

  • Merlot;
  • Cabernet Sauvignon;
  • Carmenère;
  • Malbec;
  • Chardonnay;
  • Pinot Noir;
  • Sauvignon Blanc.

San Pedro

A San Pedro conta com uma boa lista de marcas de vinho, entre elas, as que você encontra na TodoVino são: Gato Negro, 1865 Selected Vineyards, Castillo de Molina e 35 Sur. Os rótulos variam entre tintos, brancos e rosés, e são elaborados a partir das seguintes uvas:

  • Syrah;
  • Cabernet Sauvignon;
  • Merlot;
  • Carmenère;
  • Chardonnay;
  • Malbec;
  • Merlot;
  • Pinot Noir;
  • Sauvignon Blanc.

Misiones de Rengo

Os rótulos da Misiones de Rengo que a TodoVino traz para o Brasil são os que levam o nome da vinícola. Os brancos e tintos disponíveis são elaborados com as uvas:

  • Cabernet Sauvignon;
  • Carmenère;
  • Chardonnay;
  • Merlot;
  • Sauvignon Blanc.

Entenda as características desses vinhos

Como vimos, há uma variedade de marcas de vinhos chilenos para todos os gostos e ocasiões. Mas como escolher o rótulo que mais combina com você? Se você tem essa dúvida, veja as nossas dicas.

Santa Helena Reserva x Santa Helena Reservado

Nos rótulos Santa Helena temos o Reserva e o Reservado, ambos de qualidade excelente, mas cada um com suas peculiaridades. Enquanto o primeiro tem maior intensidade de sabores e aromas, o outro conta com essas características mais suaves.

Por exemplo, se o Santa Helena Reservado Cabernet Sauvignon tem notas de morango ou cereja fresca, o Reserva apresenta um aroma mais intenso, como as geleias dessas frutas. Sendo assim, se você gosta de bebidas marcantes, aposte no Reserva. Porém, se prefere os vinhos menos intensos, invista no Reservado.

Gato Negro x 1865 Selected Vineyards

As linhas Gato Negro e 1865 Select Vineyards são da San Pedro. Se elas são produzidas pela mesma vinícola, qual é a diferença de uma para a outra já que utilizam o mesmo tipo de uva? Nesse caso, o que difere é o terroir.

Na marca Gato Negro, as uvas vêm de vinhedos selecionados na região do Vale Central. Já na 1865, os frutos vêm de uma região específica, como o 1865 Cabernet Sauvignon, que é elaborado com uvas do Vale do Maipo expressando as características do local, pois essa linha visa buscar os melhores resultados de cada região.

Castillo de Molina Syrah

A San Pedro apresenta uma linha chamada Castillo de Molina, com um ótimo custo-benefício. Entre as uvas utilizadas para a marca, a Syrah é uma das que vale a pena provar, principalmente por quem gosta de sabores e aromas. A bebida tem notas que lembram pimenta e floral, sendo muito bem harmonizada com pratos como assados de carne vermelha, carnes de caça, carneiro, massas com molhos consistentes a base de ervas e queijos médios.

Os produtores do Chile estão em constante busca pelo aperfeiçoamento de seus rótulos. O resultado disso é que as marcas de vinho chilenas ganham cada vez mais destaque no mundo todo, por sua sofisticação e alta qualidade expressa em suas bebidas.

Depois de conhecer tudo isso, deu vontade de apreciar uma boa taça de vinho, não é mesmo? Então, aproveite que está por aqui, acesse o nosso site e encontre os melhores vinhos chilenos para a sua degustação.

Posts relacionados

2 thoughts on “Conheça as principais marcas de vinhos chilenos da TodoVino

Deixe um comentário