O que é cerveja artesanal e como se diferencia da industrial?

4 minutos para ler

A bebida artesanal e a industrial apresentam muitas diferenças, tanto no processo de fabricação e escala de produção quanto nos ingredientes utilizados. Neste artigo, vamos mostrar os principais aspectos que as diferenciam. Acompanhe!

O que é cerveja artesanal?

As cervejas artesanais são elaboradas por meio de um processo mais cuidadoso, com foco em qualidade, utilzando os melhores ingredientes, sempre pensando em oferecer uma experiência sensorial única ao seu consumidor.

Quais são os diferenciais adotados para a sua fabricação?

O processo de produção da cerveja artesanal é mais cuidadoso que o das industriais. Os produtores respeitam os períodos de fermentação e maturação, além de não utilizer produtos químicos que podem baratear o custo e acelerar o processo. Também pode existir uma relação entre os produtores e sua comunidade local, que pode fornecer ingredientes especiais para a elaboração da bebida.

Quais sãos os processos de produção da cerveja artesanal?

A produção da cerveja artesanal envolve vários processos. Veja, a seguir, o passo a passo até o envasamento da bebida e conheça alguns termos do  glossário cervejeiro.

Maltagem

O processo de maltagem é o que faz germinar o grão do cereal, geralmente de cevada ou trigo. Assim que eles começam a se desenvolver, a etapa é interrompida com a aplicação de temperaturas controladas. A transformação do grão original em grão maltado dura cerca de 8 dias.

Moagem

Depois, a moagem é o próximo passo para a produção de cerveja artesanal. É quando as cascas dos grãos são quebradas e o amido fica exposto, porém, é ideal que se preserve a casca, que irá ajudar no processo de filtragem.

Brassagem

A brassagem ajuda na atuação de enzimas para a quebra de açúcares não fermentáveis, a fim de transformá-los em fermentáveis. Esse processo tem quatro etapas:

  • mosturação — pode demorar de 60 a 90 minutos. O malte moído é misturado com água aquecida em diferentes temperaturas para ficar hidratado, enquanto as enzimas são ativadas, convertendo o amido em açúcares fermentáveis;
  • filtragem — etapa que separa a parte da solução açucarada do bagaço e as impurezas do mosto;
  • fervura — nessa etapa, o mosto é esterelizado e os resíduos indesejáveis são evaporados. Também acrescenta-se o lúpulo durante a fervura, podendo extrair mais amargor, aroma ou saber, dependendo do tempo de fervura;
  • resfriamento — o mosto precisa alcançar a temperatura ideal para a adição de levedura;
  • fermentação Essa etapa dura de 5 a 10 dias e se inicia com a inoculação de leveduras, que irão consumir de açúcares fermentáveis e a produzir álcool e gás carbônico, entre outros compostos aromáticos.

Maturação e filtração

Muito importante para que a cerveja alcance o seu equilíbrio. Há um amadurecimento dos compostos responsáveis pelo sabor, aroma e formação de ésteres, que pode durar em média 10 dias ou mais. Aqui, pode ocorrer uma segunda filtração.

Envase

Nesse mometo, é preciso evitar contato da cerveja com o oxigênio, já que isso pode provocar alterações no paladar, coloração e turbidez da bebida.

Quais são os principais tipos de cervejas artesanais?

Há mais de 120 estilos de cervejas artesanais fabricadas no mundo. Elas são divididas em três grandes grupos, conforme comentamos a seguir.

Família Ale

São as cervejas de alta fermentação, pois as leveduras atuam em temperaturas mais elevadas e após a fermentação elas permacem no topo do tanque. As mais populares são as India Pale Ales (IPA’s), Stout, Weissbier, Witbier, entre outras

Família Lager

São as cervejas de baixa fermentação, pois as leveduras aturam em temperaturas mais baixas e após a fermentação elas permanecem embaixo do tanque. Alguns exemplos, são as Pilsen, Schwarzbier e American Lager.

Família Lambic

Apresentam sabores únicos e processos de fabricação lentos. Geralmente são envelhecidas em barris de Carvalho, pussuem acidez e se encontram entre as mais caras e complexas do mundo.

Como vimos, é importante entender o que é cerveja artesanal para saber como distinguir essa bebida de uma industrializada. A artesanal certamente têm muito mais personalidade, com sabores, cores e texturas diferenciados para serem degustados.

Gostou deste artigo? Entre em contato conosco para saber mais sobre essas e outras cervejas artesanais que oferecemos!

Posts relacionados

Deixe um comentário