Descubra aqui os melhores espumantes para réveillon e suas combinações

8 minutos para ler

Ah, o ano-novo! Esse é um período marcado por muitas emoções, incluindo a esperança e a vontade de recomeçar. Além disso, as tradições fazem parte da comemoração dessa época tão especial junto àqueles que mais amamos. Sendo assim, que tal selar as festas com os melhores espumantes para réveillon?

Os espumantes fazem a cabeça dos que estão comemorando a chegada de um novo ano, mas escolhê-los é uma tarefa que demanda uma boa dose de atenção. Afinal, cada tipo de bebida tem combinações e harmonizações diferentes, o que faz com que elas sejam destinadas a tipos específicos de refeição.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre os espumantes e mostraremos a você quais são as melhores combinações que podemos fazer com eles para que a sua ceia da virada seja acompanhada por um cardápio inesquecível e, assim, todos os presentes comecem o novo ano com o pé direito. Vamos lá?

Antes de tudo, o que é um espumante?

Os vinhos espumantes são um grupo dessa bebida tão famosa ao redor do mundo. Eles carregam características próprias, mas, dentro da própria categoria, são divididos em outros subgrupos.

O vinho espumante tradicional é aquele que passa, em seu processo de maturação, por duas fermentações distintas, algo que o difere bastante dos vinhos produzidos tradicionalmente.

Na primeira delas, é feita a transformação do açúcar contido nas uvas em álcool, assim como ocorre com todas as outras bebidas do gênero. Já na segunda, a fermentação dá origem às espumas que dão aquele ar todo característico aos espumantes.

Quais são as características dos espumantes?

Como vimos, a primeira grande característica dos espumantes, independentemente de seu subgrupo, está na presença de bolinhas de gás que formam a espuma na bebida.

O espumante clássico é feito a partir de um vinho branco ou rosé. Aqui, ele passará por uma segunda fermentação para adquirir essa característica marcante, que tem o nome de perlage.

A perlage nada mais é do que partículas que advêm do gás carbônico produzido na segunda fermentação. Esta, por sua vez, é muitas vezes feita na própria garrafa do envasamento final da bebida.

Quais são os principais tipos de espumante?

Agora que já sabemos um pouco sobre essa importante bebida, chegou o momento de descobrirmos mais. Para isso, abordaremos os seus principais tipos e as características mais marcantes de cada um desses grupos. Confira a seguir:

Champagne

O Champagne, um dos espumantes mais famosos, recebeu esse nome graças à sua região de origem, na França. Ele é feito a partir de um vinho rosé ou branco, e as uvas predominantes em sua produção incluem as famosas pinot noir e chardonnay.

Por conta do terroir da região francesa, ou seja, das características de clima e solo desse local, o sabor da bebida ali produzida é único. No entanto, espumantes de outras localidades podem ser tão incríveis quanto, apesar de diferentes.

Cava

Assim como o Champagne, é produzido em sua região homônima. Os vinhos cava são originários de uma tradicional área da Espanha, que também carrega consigo características importantes para o vinho.

Um ponto importante de sua produção está no envelhecimento: para ser considerado um espumante Cava, o vinho dessa região precisa envelhecer por, pelo menos, 9 meses. Há, inclusive, exemplares que passam mais de 30 meses nessa etapa de produção.

Frisante

Você já ouviu a palavra “frizz”? Seja em inglês ou em português, o seu significado é basicamente o mesmo: algo “frisado” ou “frisante” é um tanto quanto elétrico ao atrito.

Um Frisante é aquele que produz menos gás e espuma do que os espumantes tradicionais. Ele pode ser feito a partir de vinhos rosé, brancos e até mesmo tintos e normalmente passa por apenas uma fermentação, ao contrário de seus primos mais tradicionais.

Prosecco

Produzidos originalmente na Itália, mais precisamente no Norte do país, os Proseccos são vinhos altamente frutados e com alta acidez, criados a partir de uvas brancas da região. Hoje, a variedade primordial para a sua produção é a Glera, que deve estar presente em mais de 80% da composição final da bebida.

Apesar de as borbulhas serem uma característica marcante desse tipo de vinho, há alternativas que não produzem qualquer tipo de espuma. Por isso, ao adquirir o seu exemplar, é sempre bom estar atento a essa possibilidade.

Como fazer a harmonização dessas bebidas?

Interessante, não é mesmo? No entanto, precisamos também saber exatamente como harmonizar essas bebidas com os mais variados tipos de refeição. Esse é um conhecimento fundamental para que o seu jantar da virada seja um verdadeiro sucesso. Saiba mais:

Champagne

O champagne é um dos espumantes mais versáteis de todos, podendo ser utilizado em todas as etapas da refeição, desde a entrada até o prato principal. Ele combina muito bem com oleaginosas e carnes brancas, como peixes e frutos do mar.

Cava

Cheio de personalidade, esse espumante é bastante utilizado em refeições mais frias. Carpaccios, por exemplo, são uma boa opção. Apesar disso, carnes (especialmente as brancas) também conversam muito bem com esse vinho.

Frisante

Frescos e muito leves, esses vinhos combinam muito bem com refeições igualmente refrescantes. No entanto, harmonizam também, por contraste, com alimentos mais gordurosos, tendo um efeito quase que adstringente no paladar.

Prosecco

Muito elegante, esse vinho vai bem com alimentos mais elaborados, como é o caso do caviar. Isso, é claro, não impede que ele converse superbem com comidinhas mais simples, especialmente as pertencentes à gastronomia italiana.

Quais são os melhores espumantes para réveillon?

Conheça, então, algumas opções muito interessantes de espumantes que podem fazer sucesso em sua comemoração:

  • Champagne Taittinger Brut Reserve: Notas de bricohe, pêssego, damasco, flores brancas, baunilha e um delicado toque de mel. É delicado e elegante, possui longa persistência e um final refrescante.  A segunda fermentação ocorre dentro da própria garrafa (método Champenoise) e o vinho descansa sobre suas borras (sur lie) por um período de no mínimo 36 meses. Harmomize com aperitivos como caviar, mariscos, ostras frescas, saladas e risoto de frutos do mar.
  • Cava Codorniu Clássico Rosado: Aromas de frutas vermelhas, cítricas e nuances de casca de pão devido a fermentação. No paladar possui cremosidade e elegância. A segunda fermentação ocorre dentro da própria garrafa e seu período de sur lie é de no mínimo 9 meses. Como sugestão de harmonização, podemos indicar aperitivos como tapas, peixes grelhados, paella e frutos do mar. Para algo mais elaborado, um risoto de camarão ou sobremesa a base de frutas frescas.
  • Frisante Tinto IGT Anella Andreani: Possui aroma de frutas vermelhas, fresco e levemente gaseificado. Após a fermentação, é imediatamente engarrafado. Ótimo para degustar com pratos leves a base de frango e legumes, canapés em geral, queijos leves e sobremesas a base de frutas.
  • Prosecco Ruffino DOC: Aromas de pêra, maça, pêssego e notas cítricas. Textura cremosa, frutado e muito refrescante. A sua segunda fermentação ocorre em tonéis de inóx (método Charmat) e, após essa etapa, é imediatamente engarrafado. Pode ser servido com aperitivos como canapés frios, saladas em geral, peixes grelhados e frutos do mar. Além disso, também harmoniza com culinária japonesa, saladas de fruta e panetone.
  • Espumante Sperone Celebration Cuvee Brut: Aromas de frutas brancos e notas florais. Frutado, leve e refrescante. Sua segunda fermentação ocorre em inóx. Harmoniza com entradas como frutos do mar, saladas em geral, queijos leves como mussarela de búfala e sobremesas a base de frutas frescas.

Essas são ótimas opções de custo-benefício que, certamente, farão a cabeça de todos os seus convidados, deixando a sua noite muito mais agradável, saborosa e feliz!

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os melhores espumantes para réveillon? Comemorar esse momento com um grande estilo é essencial para recarregar as energias e dar entrada ao novo ano com tudo em ordem. Por isso, nada pode dar errado em sua festa, incluindo o cardápio e a escolha das bebidas!

Para conhecer ótimas opções de bebidas para embalar esse importante momento em família, acesse o nosso site e confira algumas alternativas imperdíveis!

Posts relacionados

Deixe um comentário