Escarot Escarot

Escarot – A personalidade dos vinhos Navarra com a melhor relação qualidade/preço

3 minutos para ler

A linha de vinhos Escarot, vendida com exclusividade pela TodoVino – loja online de vinhos, cervejas e destilados, é produzida em Navarra, região vizinha à Rioja, e é resultado da união de famílias de viticultores e enólogos para preservar um patrimônio de vinhas velhas da região. O projeto Productores y Transformadores Vinícolas hoje totaliza 400 hectares de vinhedos, manejados segundos os princípios da sustentabilidade (tanto ambiental, quanto social e econômica). 


A vinícola ocupa as instalações de Don Victoriano Flamarique, criador da primeira cooperativa vitivinícola da Espanha, e preserva as tradições da sua produção de vinhos desde 1911.


A Denominação de Origem de Navarra foi criada em 1933 e está subdividida em 5 sub-regiões: Baja Montaña, Ribera Alta, Tierra Estella, Valdizarbe e Ribera Baja. Os vinhos Escarot são produzidos a partir de vinhedos que estão nestas duas primeiras sub-regiões. 


Em comum o clima continental que contrasta dias quentes e secos a maior parte do ano, com noites frias, condição criada pelos ventos que descem dos montes Pirineus. O solo pobre e pedregoso também favorece o cultivo de castas tintas como as locais Garnacha e Tempranillo, e as francesas Cabernet Sauvignon e Merlot


Os vinhos Escarot não passam por madeira e retratam o terroir de Navarra e suas vinhas velhas. As fermentações são conduzidas com leveduras indígenas, isto é, que estão presentes nas cascas das uvas e reforçam a identidade e personalidade da região.

Escarot Single


Escarot Single é um varietal de Garnacha, onde os frutos são de videiras com idade média de 40 anos, e a vinificação pouco invasiva ocorre apenas em tanques de inox e cimento, tudo para preservar a identidade do vinhedo. Na taça espere por uma mescla de frutas vermelhas e negras com toque de ervas frescas, textura cremosa e longo final. Uma ótima companhia para receitas com cortes suínos assados ou grelhados. Na safra 2019 recebeu 90 pontos no International Wine Challenge (IWC) de Londres.

Escarot Tricicle


Escarot Tricicle mescla as variedades espanholas Garnacha e Tempranillo com a bordalesa Merlot. As vinhas, com idade média entre 25 e 35 anos, estão nas zonas mais elevadas de Navarra, a 450 metros, e resulta em um tinto com mais notas florais, com frutas negras e vermelhas frescas. Na boca os taninos são delicados e o final com toque terroso combina de forma especial com receitas que levem cogumelos ou então um steak tartar.

Gostou e quer garantir o seu? Clique aqui!

Posts relacionados

Deixe um comentário