O sucesso da IPA

2 minutos para ler

As cervejas do estilo IPA, abreviação de India Pale Ale, se tornaram as queridinhas do consumidor brasileiro de cerveja artesanal; este é o assunto do blog da TodoVino, loja online de cervejas, vinhos e destilados de hoje.

O sucesso das cervejas IPA pode ser explicado de diversas formas, mas o mais importante é notar isso no copo. Se o primeiro passo do apreciador de cerveja é entrar no universo da leveza e da “drinkability” das cervejas lagers (como a Pilsen), o segundo passo, ao entrar no sensorial do estilo ale, é se deparar com uma IPA. Certamente o teor de amargor é bastante mais elevado que nas lagers, porém este amargor vem preenchido de maior corpo, estrutura e aromas cítricos e florais. Tanto o amargor quanto esses últimos aromas são aportados pelo lúpulo, a flor de uma planta trepadeira que, após seca, e adicionada à cerveja aporta as características acima mencionadas.

O próprio nome India Pale Ale deriva da importância do lúpulo na cerveja. A flor do lúpulo é rica em antioxidantes naturais que dão longevidade à bebida; assim no século XVIII utilizava-se a flor do lúpulo na fabricação das cervejas que eram embarcadas nos navios em direção à Índia, então colônia britânica. A cerveja ganhava maior estabilidade e resistência para encarar a longa e turbulenta viagem e chegava em boas condições na Índia.

A recente explosão das IPAs também está conectada com o fenômeno das cervejarias artesanais, que utilizando de todo arsenal das diferentes famílias de lúpulos, conseguiram desenvolver inúmeros e criativos estilos de IPAs, fazendo uso principalmente de lúpulos americanos, que aportam mais aromas cítricos, florais e de frutas tropicais, ressaltando mais uma vez que o amargor chega acompanhando de muitas outras características de sabor. É certo que hoje o cenário pode estar um pouco confuso com mais de uma dezena de diferentes estilos de IPA, desde as mais claras e delicadas Session IPA, as aveludadas e frutadas New England IPA até as escuras Black Ipa e as intensas e amargas Double ou Imperial IPA, mas seu mérito de casar o amargor com maior intensidade de sabor e novos aromas explica seu longevo sucesso.

Posts relacionados

Um comentário em “O sucesso da IPA

Deixe um comentário