Firestone-Walker FlyJack Firestone-Walker FlyJack

Craft Sessions TodoVino – Conheça os lançamentos da Firestone Walker!

4 minutos para ler

Neste mês a Craft Sessions da TodoVino – loja online de vinhos, cervejas e destilados, traz um trio de cervejas da norte-americana Firestone-Walker. A Craft Sessions da TodoVino apresenta todo mês ao menos uma cerveja especial, de edição limitada e raridades, das mais renomadas cervejarias que estão no seu catálogo. Confira:


Firestone Double Barrel Ale (DBA) 

A Firestone DBA é uma English Pale Ale obrigatória para quem admira Firestone Walker. A DBA foi a primeira cerveja produzida pela FW em 1996 e hoje é um clássico absoluto, sendo referência no estilo. O DNA de uma cerveja que nasceu dentro de uma vinícola está presente pela fermentação que se passa em barricas novas de carvalho americano, de tosta média, em um processo inspirado nas cervejarias inglesas da cidade de Burton-on-Trent, que hoje é praticamente uma exclusividade da Firestone Walker.

Espere por notas de coco tostado, baunilha, toffee, laranja e toques terrosos na taça, com ótimo equilíbrio entre o amargor do lúpulo e a doçura do malte, além da baixa carbonatação e final seco, com alta drinkability

Firestone Double Jack IPA

A imagem na lata da Double Jack IPA, que é uma Double/Imperial India Pale Ale já indica o protagonista nesta cerveja de Firestone Walker: o lúpulo. Na receita são mesclados seis lúpulos norte-americanos (Cascade, Centennial, Simcoe, Citra, Amarillo e Chinook) que passam pelo processo de triplo dry-hopping para extrair o máximo dos sabores e personalidade dos lúpulos, mantendo o tradicional equilíbrio das cervejas da FW. Uma cerveja potente, intensa, mas com muito drinkability.

Na taça traz visual dourado, levemente túrbido, com boa formação de espuma. Aromas intensos de damasco, pêssego, manga e pinho, com corpo potente, amargor assertivo e longo e frutado final. 

Como curiosidade, a Double Jack IPA tinha sido lançada em 2009 e após o sucesso de ser eleita uma das melhores West Coast Imperial IPA foi descontinuada em 2016. Os consumidores e fãs da cerveja começaram então uma campanha nas redes sociais com as marcação “bring back Double Jack” (tragam de volta a Double Jack). Assim a Firestone Walker retomou sua produção de modo sazonal em 2020. 


Firestone Flyjack

A Flyjack foi criada pelo mestre cervejeiro da FW, Matt Brynildson, para entregar todas as características de uma Juicy/Hazy IPA, mas com menos álcool (4%), menos calorias (96 cal.) e mais leveza no paladar. “Nós queríamos provar que não é necessário sacrificar o sabor pelas calorias”, diz o mestre-cervejeiro.


Uma cerveja amarelo-palha, turva, com boa formação de espuma. No aroma, apresenta notas intensas de frutas cítricas e tropicais, seguidas de um corpo leve, delicado, com baixo amargor e final bastante fresco.

A história da Firestone-Walker

A cervejaria Firestone Walker nasceu como muitas cervejarias artesanais pelo mundo: no quintal de casa. A diferença é que neste caso o “quintal de casa” foi a vinícola Firestone.

Adam Firestone, sócio da vinícola Firestone (e descendente dos criadores da famosa marca de pneus) juntou forças com seu cunhado David Walker e assim criaram a Firestone Walker, em 1996. O fácil acesso às barricas de carvalho da vinícola os levou a adotar um método pioneiro de produção nos Estados Unidos, chamado Firestone Union.

No processo inspirado no modelo inglês de Burton, as cervejas são fermentadas diretamente nas barricas, o que dá personalidade única às bebidas.

Ficou interessado? Corra até a loja e escolha as suas cervejas Firestone-Walker clicando AQUI!

Posts relacionados

Deixe um comentário