Drinks para o verão Drinks para o verão

Drinks para o Verão

3 minutos para ler

Todos os nossos comportamentos se alteram ao longo das estações. No verão os dias são mais longos e quentes, existem as frutas e vegetais da época e até nossas roupas se adaptam ao clima da temporada. Claro que no balcão do bar – ou em casa por causa da pandemia – também temos dicas e receitas que naturalmente casam melhor com o verão. 

O primeiro ponto a se observar é o frescor. E essa sensação pode ser trabalhada de diversas formas nos coquetéis. 

No paladar, o gosto que reflete a sensação de frescor é a acidez. As frutas ácidas, que podem ser as cítricas, são facilmente aplicáveis nas receitas, mas também vale usar a criatividade e jogar com a acidez das uvas, abacaxi ou maçã verde, por exemplo. Do lado oposto, a doçura tende a dar maior peso aos drinks, portanto convém evitar o excesso. 

Uma forma bastante óbvia para trabalhar o frescor no seu coquetel é através da temperatura.

Utilizar uma maior proporção de gelo além de atingir menor temperatura ajuda a baixar o teor alcoólico do drink, reforçando seu frescor. E lembre-se que cubos grandes de gelo demoram mais tempo para gelar a bebida. Gelo picado ou em cubos pequenos gelam e diluem mais rapidamente a bebida. Mas cuidado para não diluir demasiadamente os sabores. Para isso a dica é bastante simples. Prove, prove e prove novamente. 

Ervas frescas, cascas de cítricos e as borbulhas de bebidas gasosas (água com gás, tônica e espumantes) funcionam bem como elementos para dar a sensação de leveza e do respiro fresco do verão. Utilize esses recursos para dar um toque autoral a uma receita clássica. 

A equipe de especialistas da TodoVino preparou uma série de drinks com a cara do verão para você não errar na sua mesa de verão.

Amaro di Angostura à Amaro Tonic
50ml de Amaro
150ml de tônica
1 rodela de grapefruit
3 dashes de Angostura Orange Bitters

Cointreau à Cointreau Fizz
50 ml Cointreau
Suco de ½ limão fresco
100 ml de água com gás

Greenall’s à Gin Tônica
50ml de Gin
150ml de tônica
A guarnição pode ser limão ou grapefruit

Tito’s à American Mule
50 ml de vodka
20 ml de suco de limão
20 ml de xarope de açúcar
5 gotas de Angostura bitter
Espuma de gengibre

Posts relacionados

Deixe um comentário