Dicas de harmonização de cervejas para a ceia de Natal

3 minutos para ler

Aqui na TodoVino, loja online de cervejas, vinhos e destilados, estamos sempre preocupados em compartilhar informações relevantes para os amantes de uma boa bebida. Às vésperas do final do ano, temos recebido algumas solicitações sobre o assunto harmonização e cervejas.

Vamos lá. Harmonizações por vezes são superestimadas. A própria palavra harmonização já embute uma certa pompa e cerimônia, que o mundo da cerveja consegue quebrar com informalidade e versatilidade. 

Isso não quer dizer que tudo vá funcionar com qualquer coisa, mas o grande ensinamento, principalmente das cervejas de trigo ou de baixa fermentação como as clássicas pilsner ou lager, é que se for para apostar em um único fator para escolher a bebida para acompanhar uma receita, o frescor está no topo do pódio. 

Em meio a grande miscelânea da mesa das festas de fim de ano, para começar a noite e acompanhar entradas frias, queijos frescos e vegetais nada melhor que essas cervejas leves. Um caminho interessante é apostar nas aromáticas witbier, cítricas, florais e com baixo amargor, que não cansam o palato. 

Quando entramos no capítulo dos pratos principais é fato que do lado das cervejas, pede-se um pouco mais de estrutura, amargor e intensidade de sabor, o que nos direciona para o malte, maior teor alcoólico e amargor. O enorme universo das IPAs encontra seu espaço junto às carnes assadas, onde os sabores são concentrados, com caramelizações e repleta de sabores tostados. Aqui há dois caminhos possíveis, igualando os tostados do prato e da bebida, escolhendo cervejas escuras, feitas com maltes tostados, ou apostar em IPAs cítricas e lupuladas, que oferecem uma dimensão extra na combinação sem ofuscar o prato. 

Por fim, tábuas de queijos e embutidos funcionam bem com cervejas com bom corpo, malte tostado e baixo amargor, seja lager ou ale. E tão importante quanto saber o que combinar, é saber o que evitar. No caso das cervejas, evite cervejas muito lupuladas (amargor) ou com álcool elevado, com picância no prato; as três sensações serão amplificadas, deixando de lado os sabores da cerveja e da comida. Evite também pratos com traços de acidez com cervejas com traços de doçura ou feita com malte tostado (cervejas escuras); a cerveja parecerá mais pesada do que realmente é. 

Listamos a seguir alguns exemplos dos estilos de cervejas citadas acima por nosso especialista:

Estilo Lager

Cerveja Asahi Super Dry Lt 500 Ml

Cerveja Faxe Premium Lt 1000 Ml

Cerveja Faxe Royal Lt 500 Ml

Estilo Witibier

Cerveja Blue Moon Belgian White Gf 355 Ml

Estilo IPA

Cerveja Vedett Extra White Gf 330Ml

Cerveja Faxe Ipa Lt 500 Ml

Posts relacionados

Deixe um comentário