Yámana Sweet Red Yámana Sweet Red

Vinho e chocolate combinam? Sim!

3 minutos para ler
Mas pode ser qualquer vinho?

Harmonizar vinho e chocolate não é uma tarefa fácil, pois o chocolate contém açúcar e gordura e estes dois ingredientes podem dificultar a percepção de outros sabores do vinho.

O que determina o vinho ideal nesta harmonização é a quantidade de cacau, gordura e açúcares no seu chocolate. Quanto menos gordura e açúcar o chocolate tiver, melhor será a harmonização e quanto maior o teor de cacau, maior deverá ser a concentração de taninos no vinho, que podem ser compensados com doçura e álcool. 

Você vai encontrar muitas recomendações de harmonizações de chocolates com o tradicional vinho do Porto. Não podemos negar que esta é uma harmonização impecável e deliciosa, ainda mais para quem é apaixonado por vinhos fortificados, mas será que podemos nos restringir somente a essa combinação?

Vou contar aqui que podemos e devemos provar o nosso amado chocolate com diferentes harmonizações.

Chocolate Amargo

Para que a sua experiência seja mais prazerosa recomendamos que faça a harmonização do chocolate amargo, que contém altas porcentagens de cacau, entre 70% e 80%, com um vinho tinto fortificado, pois tem estrutura para entrar em sintonia com este tipo de chocolate.

Chocolate Meio Amargo

Para o meio amargo que em sua composição contém o mínimo de 50% de cacau, um vinho tinto doce de sobremesa do tipo late harvest (colheita tardia), também vai muito bem. 

Chocolate ao Leite e Chocolate Branco

Mas se você é amante do chocolate mais doce como o ao leite que contém entre 25% e 40% de cacau, ou até mesmo o branco, saiba que para eles também existe uma boa harmonização, mas com o chocolate branco você pode se surpreender ao harmonizá-lo com um espumante.

O chocolate branco é rico em gordura, pois ele é elaborado com manteiga de cacau, açúcar e leite, tem um sabor doce e amanteigado, então para o paladar não ficar pesado, a perlage e a acidez do espumante ajudam a “limpar” a boca da gordura e também a doçura, além de ser uma experiência bastante refrescante.

O chocolate ao leite, você pode desfrutá-lo com um vinho tinto doce natural, como o Yámana Sweet Red.

Gostou das nossas dicas de harmonização com chocolate?

Aquele sagrado chocolatinho no final da tarde, merece um bom vinho! Acesse o nosso site e escolha a sua harmonização!

Posts relacionados

Deixe um comentário