Que tal comemorar o Dia da Pizza com um bom vinho? E claro, com uma pizza também!

4 minutos para ler

Você sabia que dia 10 de julho é o Dia da Pizza?

Como surgiu o dia da pizza

Em 1985, o então secretário de turismo Caio Luiz Cibella de Carvalho, promoveu em São Paulo um concurso estadual para eleger as dez melhores receitas de marguerita e mozarela. O sucesso foi tamanho que Carvalho determinou que o dia de encerramento, 10 de julho, seria a data oficial para homenagear a pizza.

É tanta a paixão do brasileiro pela pizza, que aquele prato prático e rápido se tornou a atração principal dos finais de semana.

Segundo dados levantados pela APUESP (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo), são mais de 40 mil pizzarias em todo o Brasil e diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas no país, sendo 572 mil apenas em São Paulo e o dia da semana de maior consumo é a tão esperada sexta-feira, com 34,3% dos pedidos de toda a semana.

São Paulo, a “terra da garoa” ficou conhecida também como a “capital nacional da pizza”, pois é a segunda cidade que mais come pizza no mundo, só perdendo para Nova York (EUA).

E com tanto amor por esta iguaria, não podíamos deixar de falar da criatividade das pizzarias brasileiras. São mais de 30 sabores (em média) em cada pizzaria para atender a todos os pedidos e gostos, mas, com tantas opções, como fica a harmonização dos vinhos com as pizzas, temos que harmonizar cada pizza com um vinho diferente? Claro que não! É mais simples escolher o vinho do que a pizza, pode acreditar!

Para ajudar você na harmonização da sua pizza de sexta-feira, escolhemos aqui 4 tipos de pizzas, que estão entre as mais queridas e pedidas. Se a sua pizza preferida não estiver aqui, lembre-se que o vinho tem que estar equilibrado com a acidez do molho de tomate, com a intensidade da gordura do queijo e o recheio dela. Quanto mais leve os sabores dos ingredientes da pizza, mais leve será o vinho, mais forte o sabor, mais intenso será o vinho.

Antes de falar sobre harmonização, vamos saber como surgiu a pizza.

A origem da pizza

A origem da pizza não é muito certa. Acredita-se que antes de Cristo os fenícios costumavam acrescentar carne e cebola em cima do pão, que tinha aspecto achatado semelhando ao pão sírio. Mas a iguaria teria adquirido o aspecto moderno somente no século XVI, com a introdução do tomate na Itália. O alimento vinha da América e acabou se tornando um dos mais importantes ingredientes da pizza. Além disso, dizem que os egípcios foram os primeiros a fazerem uma pizza, ao misturar farinha e água. Alguns especialistas, porém, creem que a receita teve origem na Grécia, com massas a base de farinha de trigo ou arroz. Os antigos egípcios, muçulmanos e chineses também estão na corrida.

Enquanto eles ficam nesta briga para saber quem descobriu a pizza, nós seguimos aqui felizes, desfrutando desse maravilhoso prato e suas harmonizações.

Agora sim, as dicas de harmonização:

4 queijosVinho Trapiche Perfiles Calcareo Chardonnay

A pizza de quatro queijos possui um sabor complexo, pois a mistura de queijos como gorgonzola, provolone ou roquefort faz com que cada pedaço seja bastante intenso. Para este estilo de pizza, sugerimos a harmonização com um vinho branco da variedade Chardonnay, além de suavizar os sabores dos queijos, a acidez elevada deste estilo de vinho vai proporcionar limpeza no seu paladar.

Calabresa Vinho Wild Pig Cabernet Sauvignon Vin de Pays DOC

Pizza de calabresa pede vinhos de sabor intenso, por isso recomendamos a variedade Cabernet Sauvignon que, possui estrutura que harmoniza bem com a presença marcante da pizza.

Portuguesa Vinho José Maria da Fonseca Trevo Tinto

Esta pizza que é complexa de sabor e ingredientes, as melhores opções são vinhos com médio corpo e taninos macios. O Trevo, além de bastante equilibrado, possui acidez e taninos na medida certa para suportar essa combinação de sabores.

Marguerita Vinho Albinoni Montepulciano d’Abruzzo

As pizzas de mozarela e marguerita são umas das receitas mais clássicas desse prato tipicamente italiano. Por isso, vai ser ótimo harmonizá-los com uma bebida da mesma origem, claro, um bom italiano!

Gostou das nossas dicas de harmonizações com pizzas? Conta para a gente qual é a sua preferida! Antes de pedir a sua pizza, acesse o nosso site e escolha o seu vinho!

Posts relacionados

Deixe um comentário