Conheça a Aveleda, produtora do vinho verde Casal Garcia

2 minutos para ler

Aveleda é uma das vinícolas mais emblemáticas da região do Minho e de todo Portugal. A família Guedes, que comanda a quinta, está na vitivinicultura há cerca de 300 anos e fundou a Aveleda exatamente 150 anos atrás, em 1870. Atualmente a 5ª geração dos Guedes dirige as propriedades que estão espalhadas por quatro regiões produtoras: Minho, Bairrada, Algarve e Douro.

O berço da empresa, no Minho, produz a reconhecida marca de Vinho Verde Casal Garcia, além da linha de vinhos Quinta da Aveleda e os conceituados destilados Adega Velha, uma referência quando se fala em aguardentes vínicas envelhecidas; colocadas no mesmo patamar dos melhores produtores de Cognac e Armagnac. Na Bairrada, são possuidores da Quinta da Aguieira, no Algarve fizeram a mais recente aquisição, em 2019, a Quinta do Morgadio da Torre, e no Douro, o mais imponente passo do grupo, a compra da respeitada Quinta Vale Dona Maria, da família Van Zeller, em 2017. Na parte enológica, a Aveleda conta com consultoria da francesa Valérie Lavigne, doutora em enologia e grande especialista na vinificação de vinhos brancos. 

Desde 2008 a Aveleda tem adotado medidas para a conquista das diversas certificações de produção sustentável, que incorpora análises de emissão de carbono, otimização e reuso de água, além de um saudável padrão ético, social e econômico; regras tão importantes quanto o respeito ao meio ambiente. 

A Quinta da Aveleda, no Minho é também referência em enoturismo. A riqueza cultural parte do próprio nome da propriedade, derivada das profetisas Velledas, que segundo a história celta, eram capazes de prever o futuro e por isso eram sacrificadas aos deuses. Uma das maiores atrações da propriedade é o jardim da Aveleda, que reúne espécies raras de diversas partes do mundo, árvores centenárias, fontes e construções. Este conjunto rendeu à vinícola o prêmio “Best of Wine Tourism” na categoria “Arquitetura, Parques e Jardins”, em 2011. 

A Aveleda é hoje a maior produtora e exportadora de vinhos da região do Minho, está presente em mais de 80 países e as primeiras exportações da vinícola tiveram como destino o Brasil. 

Posts relacionados

2 thoughts on “Conheça a Aveleda, produtora do vinho verde Casal Garcia

  1. Muito bom conhecer um pouco do que compramos, não muito mas compramos.
    Esta matéria nós ajuda e nos dá um feedback quando da próxima aquisição.
    Parabéns a equipe

Deixe um comentário