Como tomar Amarula? Veja formas de consumir a bebida!

3 minutos para ler

Um dos mais famosos licores do mundo, Amarula é 100% produzida na África do Sul e está presente em mais de 150 países, em todos os continentes. É o único licor produzido com a fruta marula no mundo. Essa bebida sul-africana tem o sabor que remete ao a notas de nozes, amêndoas, avelã, baunilha e marula. Pode ser consumido gelado, puro, com gelo ou numa variedade de coquetéis e sobremesas. Mas você sabe como tomar Amarula? Existem muitas formas, em diferentes combinações e receitas.

Pensando nisso, neste post, contamos algumas curiosidades e características da bebida, além de ensinar como consumi-la. Boa leitura!

História do licor Amarula

O famoso licor da África do Sul, feito a partir de uma fruta regional — Marula — começou a ser consumido em seu país de origem em 1983, porém, só passou a ser exportado a partir de 1989.

A fruta, típica da região da savana, amadurece e é fermentada naturalmente ainda no pé, devido ao calor. Dessa forma, quando consumida por animais, nesse estágio, a planta os deixa embriagados, efeito da fermentação que produz álcool.

Diferentemente de outros licores de creme, o licor Amarula não é feito a base de uísque ou conhaque. Após a remoção das semente, a fruta é fermentada, em um processo semelhante ao do vinho, e em seguida destilada em alambiques.

A partir da mistura com creme de leite, o resultado é um licor muito cremoso e de um sabor doce bastante peculiar.

Maneiras de consumir

O licor pode ser consumido de diferentes formas: puro, em coquetéis e até mesmo em receitas de bombons e sobremesas. Justamente por isso, é uma bebida adequada a diversas ocasiões, desde uma reunião pequena entre amigos, na forma de drinks com petiscos, até um jantar romântico ou mais sofisticado.

É comum servi-lo em casamentos para finalizar o jantar após o doce. Aliás, a bebida harmoniza perfeitamente com o chocolate, sendo usada em trufas e outras sobremesas, como brownies, pavês, mousses, tiramisu e outras. Também é consumida com o café e para a criação de drinks e shakes.

Esse licor pode ser misturado diretamente com café expresso, para o chamado Amarula Coffee, além de ser usado em cappuccinos e mocaccinos. Por ser fácil de combinar com diversas frutas, ele também prepara drinks leves e refrescantes para serem consumidos no fim de tarde e à noite com os amigos.

Receitas com o licor

Separamos para você algumas das melhores receitas com Amarula. Confira, a seguir!!

Drink Amarula Sunset

Ingredientes:

  • 70 ml de Amarula;
  • 10 ml de leite de coco.

Adicione Amarula, leite de coco e leite de amêndoas (opcional para completar) em um copo baixo e misture usando uma colher. Acrescente o gelo, misture e sirva.

Shake de Amarula e frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 60 ml de Amarula;
  • 2 bolas de sorvete de creme;
  • 4 cubos de gelo;
  • 30 ml de purê de frutas vermelhas.

Bata tudo no liquidificador e acrescente chantilly na hora de servir. A mesma base pode ser usada para outras versões, como o Shake Crocante, usando Ovomaltine, e o Amarula Passion Fruit, com néctar de maracujá no lugar do purê de frutas vermelhas.

Como você pôde ver, existem diversas formas de tomar Amarula, uma bebida versátil e de sabor marcante, que pode ser consumida em diversas ocasiões.

Se você gostou deste post sobre como tomar Amarula, é provável que se interesse em ler também sobre harmonização de vinhos. Que tal?

Posts relacionados

Deixe um comentário