Vinho guardado na adega Vinho guardado na adega

Dicas de como guardar seus vinhos corretamente

4 minutos para ler

Você tem todo o cuidado de escolher os vinhos que mais gosta ou comprar aqueles que vão agradar os seus convidados mas, quando chega em casa, será que você sabe como guardar os vinhos corretamente?

Pode parecer um detalhe, mas armazenar as garrafas da forma correta garante a qualidade da bebida no momento de apreciá-la e, até mesmo, interfere em sua conservação. Além disso, o armazenamento certo pode fazer com que o seu vinho dure alguns dias a mais depois de aberto.

Quer saber como preservar todo o sabor, aroma e demais características dos seus vinhos?

Coloque as garrafas na posição horizontal

Essa é a posição mais indicada, especialmente para as garrafas de rolha. Isso porque, na horizontal, as rolhas vão manter contato permanente com o líquido e permanecerão intactas e úmidas — o que, por sua vez, diminui a entrada de oxigênio na garrafa e, consequentemente não resseca a rolha.

Fique de olho na temperatura do local

Mais uma vez, o cuidado aqui é para manter a oxidação bem longe do seu vinho, afinal, esse processo é o responsável por alterar todo o sabor, cor e aroma da sua bebida. Tenha cuidado então para que o local onde o vinho será guardado não ultrapasse os 24 °C. E se você busca a temperatura ideal, mantenha as suas garrafas entre 10 °C a 15 °C constante.

Além disso, é importante manter a temperatura estável, evitando muitas oscilações.

O calor excessivo também pode prejudicar a qualidade do vinho, por isso, evite deixar as garrafas próximas de outras fontes de calor e também mantenha-as longe de produtos ou alimentos com aromas mais fortes.

Verifique a umidade e a incidência de luz

Também é muito importante manter os vinhos em local seco. Isso porque se a umidade estiver muito baixa, as rolhas podem secar, fazendo com que o ar entre na garrafa.

Quanto à luz, é possível que qualquer tipo de iluminação (tanto a luz solar direta quanto a iluminação artificial) penetre na garrafa e altere as propriedades do seu vinho. Por isso, é importante guardá-las em local fechado e mais escuro.

No caso da luz, os vinhos brancos é que são mais sensíveis do que os tintos.

Preserve seus vinhos mesmo depois de abertos

Você conservou os seus vinhos corretamente, apreciou a bebida à vontade, mas sobrou um pouco. E agora, o que fazer? Jogar fora? Jamais! Seguindo algumas dicas, é possível conservar o seu vinho ainda delicioso por alguns dias — mais precisamente entre 3 a 5 dias, se for tinto, e 3 dias, no caso do branco ou rosé:

  • guarde a garrafa aberta na geladeira, em pé: ou seja, ao contrário do que quando ela ainda está fechada. Isso porque, nesse momento, quanto menos líquido tiver contato com o ar, melhor;
  • não deixe a garrafa na porta da geladeira: pois o movimento constante de abrir e fechar agita a bebida e, consequentemente, faz com que ela entre em contato com o ar e oxide mais rapidamente;
  • utilize rolhas à vácuo: existem, hoje em dia, produtos bastante interessantes e eficientes que fecham a garrafa de vinho e garantem a sua durabilidade por mais alguns dias. Vale a pena garantir o seu;
  • se for guardá-lo em uma geladeira comum, conserve-o na temperatura em que ela já está para não prejudicar os outros alimentos que se encontram ali.

Como você pode ver, saber como guardar vinhos é fundamental para preservar a qualidade da bebida. Mas é preciso lembrar que esse cuidado deve ocorrer desde o momento da compra dos seus rótulos preferidos. É preciso estar atento ao local onde você vai adquirir os vinhos, afinal, de nada adianta proteger as suas garrafas em casa se o seu vendedor não teve a mesma atenção em seu estabelecimento.

Por isso, uma forma segura de fazer as suas compras com qualidade é por meio da internet: a TodoVino oferece as melhores marcas e garante todo o cuidado com o produto desde o primeiro momento, pois é tão apaixonada por vinhos como você!

Posts relacionados

8 thoughts on “Dicas de como guardar seus vinhos corretamente

  1. A dica de preservação do vinho em que diz que… “guarde a garrafa aberta na geladeira…”, não seria o contrário (fechada).

    1. Bom dia Glauco! Tudo bem? Essa dica que você citou, é para uma garrafa que você abriu para tomar porém sobrou um pouco e você guardará novamente na geladeira. Neste caso, você deve guardá-la em pé, diferente de quando ela está fechada. Espero que tenha esclarecido sua dúvida! Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário