Não sabe como comemorar Valentine’s Day? Veja 5 dicas incríveis!

6 minutos para ler

Comemorado em datas diferentes em várias partes do mundo, o Valentine’s Day é um momento especial para muita gente, já que é o período de comemorar o amor e o companheirismo.

Neste texto, explicaremos como comemorar Valentine’s Day, além de dar dicas de alguns presentes e passeios que podem ser feitos nesse dia. Você também entenderá por que o vinho é a bebida mais marcante para tal data.

Qual é a data correta do Valentine’s Day?

Você já deve ter percebido que o Valentine’s Day é comemorado em datas diferentes ao redor do mundo, não é mesmo? Enquanto no Brasil é comemorado em 12 de junho, em boa parte do planeta o dia é 14 de fevereiro.

Para entender como essa história começa, é preciso voltar até o século IV a.C., no qual ocorria uma festa romana dedicada ao deus Lupercus (Festival de Lupercália), que acontecia no mês de fevereiro.

Apesar do teor da festa ser para que os camponeses pedissem abundância nas colheitas e proteção para os pastores, era comum encontrar um jarro com o nome de todas as moças da região. Assim, os rapazes deveriam escolher aquela com a qual passariam essa e as demais festividades do ano.

Em razão da proximidade adquirida nessas festas, muitos casais se apaixonavam e até mesmo se casavam devido ao Festival de Lupercália. Com o tempo, a festa passou por modificações, como a troca do nome das moças no jarro para santos e a revogação da adoração ao deus Lupercus.

Como posso comemorar o Valentine’s Day?

Agora que você entendeu como surgiu o Valentine’s Day, está na hora de pensar nos preparativos para tornar esse momento muito especial para o seu parceiro. Para ajudar você, separamos 5 dicas de presentes e programas interessantes para realizar nessa data.

1. Presentes

Uma das atividades clássicas do Valentine’s Day é a entrega de presentes. Essa é uma forma de mostrar que a pessoa amada foi lembrada nesse dia especial, além de ser uma forma de deixar a sua marca com algo que ela possa recordar pelo resto da vida.

Vinhos podem ser ótimos presentes para o Valentine’s Day. Bebidas como o Beaujolais Noveau e o Bolla Bardolino Clássico harmonizam perfeitamente com esse momento.

É possível combinar a bebida com outro tipo de alimento muito popular nessa data: o chocolate. Descubra qual o tipo de doce favorito do seu companheiro e embrulhe-o com o vinho em um lindo papel de presente.

Os espumantes também são outra forma de presentear a pessoa amada no Valentine’s Day. Os espumantes são uma categoria de vinhos que passaram pelo processo de fermentação mais vezes.

Por isso, possuem uma aparência e sabor diferenciados, o que podem agradar aqueles que não gostam muito dos vinhos mais clássicos. Aproveite para começar a introduzir a pessoa ao mundo das bebidas, oferecendo um kit de vinho.

2. Passeios

Além dos presentes, é preciso pensar em uma forma de tornar esse dia inesquecível para o seu parceiro. Isso pode ser feito por meio da criação de um programa romântico para esse dia, com passeios e atividades fora do cotidiano do casal.

3. Jantar romântico em casa

Uma maneira barata, romântica e muito divertida de comemorar o Valentine’s Day é com um jantar romântico e dentro de casa. Que tal se arriscar na cozinha e tentar fazer um menu mais elaborado?

Caso ache que não tenha a habilidade necessária para cozinhar, poderá optar por algo mais simples, como um fondue de queijo acompanhado de uma boa garrafa de vinho e muito carinho.

4. Assistir a um filme

Para quem quer ficar em casa e passar a noite no frio do ar condicionado, que tal preparar um coletânea de filmes e vinho em casa? Você poderá escolher algum título romântico ou até mesmo a obra favorita de vocês para reverem nesse dia especial.

Também é possível ir até um cinema para assistir a algum filme recém-lançado, no qual poderão se divertir juntinhos no escurinho da sala, acompanhados de pipoca e chocolate.

5. Viagem

Caso você queira investir um pouco mais de recursos nesse momento especial, poderá programar uma viagem de alguns dias para algum destino próximo ou, até mesmo, para outro continente.

Destinos como Argentina e Portugal são muito requisitados, mas também é possível ir para locais que rementem melhor ao romantismo, como a França ou a Itália. Lá, vocês poderão realizar diversas atividades e tirar fotos que ficarão guardadas para sempre.

6. Café da manhã romântico

Que tal já começar o Valentine’s Day promovendo uma manhã especial para o seu parceiro? Acorde um pouco mais cedo e faça uma refeição com os alimentos preferidos do seu namorado(a).

Após isso, escolha uma bandeja bonita para entregar a refeição na cama, além de decorá-la com algumas rosas e corações desenhados/colados. Após comerem, poderão até mesmo brindar o dia com uma boa taça de vinho.

Por que o vinho caracteriza essa data?

Você conhece o Dionísio? Ele é o deus grego das festas, paixões e vinhos, sendo representado sempre com uma grande taça ou garrafa da bebida em sua mão e sendo adorado em várias festas. Posteriormente, o deus Baco foi quem assumiu o posto de “anfitrião”.

O vinho é tão marcante nesse período de Valentine’s Day, justamente porque a bebida é considerada uma das mais românticas. A própria cor da bebida já é um fator marcante, pois o vermelho auxilia no aumento da adrenalina e na sensação de potência.

Os aromas diferenciados presentes no vinho também auxiliam para que essa bebida seja tão lembrada no Valentine’s Day. Cada pessoa reage de uma maneira diferente a cada cheiro, despertando emoções diferenciadas e muito prazerosas.

Assim, entendendo melhor a origem do Valentine’s Day, recebendo dicas de como comemorar essa data e conhecendo melhor os motivos que levam os vinhos a serem tão importantes nesse período, você já poderá planejar um cronograma especial para curtir esse momento com a pessoa amada.

Gostou do texto? Então, entre no clima e aproveite para conhecer 4 receitas de jantares românticos para fazer em casa!

Posts relacionados

Deixe um comentário