Chegou a hora de se refrescar! Veja como preparar um Clericot

6 minutos para ler

Se você curte drinks e bebidas à base de vinho branco e espumante, certamente conhece ou já ouviu falar do Clericot. Trata-se de uma mistura refrescante e leve, repleta de frutas e que é a cara do verão.

Há quem diga que o Clericot tem origens francesas; outras fontes afirmam, ainda, que essa é uma criação dos ingleses para combater o calor. Atualmente, ele faz bastante sucesso aqui nas nossas terras sul-americanas — mais precisamente na Argentina e especialmente no Uruguai.

Independentemente de sua origem, se você o experimentar, certamente vai se tornar mais um dos amantes do Clericot! Então, continue a leitura para saber mais sobre o assunto, aprender a receita e conferir boas opções de vinhos e espumantes para preparar o seu. Boa leitura!

O Clericot

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que, assim como a origem incerta do Clericot, também há diferentes formas de preparar a bebida. Muitas pessoas acreditam que a mistura original era composta por Jerez (um tipo de vinho espanhol licoroso e forte), um destilado, soda e suco de uma fruta cítrica.

Hoje em dia, é mais comum que a bebida seja composta de vinho branco seco — ou espumante — água com gás (ou soda), licores e/ou um bom conhaque, frutas diversas (principalmente as cítricas), açúcar e gelo.

É claro que alguns amantes do vinho não curtem a bebida, justamente pela mistura de tantas outras coisas no vinho — assim como é o caso da sangria, que é feito com vinho tinto. Para essas pessoas, uma boa opção é tirar o açúcar e o gelo da receita, acrescentando apenas frutas picadas em um espumante demi-sec ou um vinho meio seco.

Mas acredite: não é por acaso que o Clericot faz tanto sucesso nas praias e nas beiras das piscinas: o sabor e a refrescância são mesmo deliciosos. Vale a pena experimentar!

A receita

Sem mais delongas, então, vamos à receita! Lembrando que existem variações da bebida, portanto, aprenda a base do Clericot e vá criando o seu, com o seu gosto e a sua identidade. Assim, você vai poder até mesmo tirar onda com os seus amigos, criando o seu próprio drink. Os ingredientes são:

  • 1 garrafa (750 ml) de vinho branco ou espumante;
  • 1 dose de destilado ou licor, como conhaque, vermute ou licor de laranja ou cereja;
  • frutas picadas (as mais usadas são 1 laranja, 1 pera, 1 maçã, 1 kiwi, 1/2 abacaxi, 5 uvas e 5 morangos);
  • açúcar (uma boa medida são 4 colheres de sopa);
  • água com gás ou soda a gosto;
  • gelo em cubos.

Outras frutas que também vão muito bem na mistura são pêssego, maçã verde, carambola, melão, frutas vermelhas e limão, além de especiarias como a canela em pau e o cravo da índia. Para preparar, basta lavar muito bem as frutas com as cascas, cortar em cubos e misturar com os demais ingredientes em uma bela jarra.

Gostou da ideia de se divertir com as misturas e criar a sua própria receita? Então, saiba que existe uma versão de Clericot com frutas grelhadas: é só passar pela frigideira algumas frutas (como laranja, a carambola, manga e abacaxi) e depois levá-las para a jarra, dando um toque especial de limão siciliano e mel.

Clericot sem álcool

Isso mesmo! Toda a família pode apreciar o frescor dessa mistura, inclusive as crianças. Anote a versão sem álcool:

  • frutas como maçã, limão, laranja, mexerica e kiwi picadas;
  • groselha;
  • suco de laranja;
  • suco de uva branca;
  • cubos de gelo.

Os vinhos e espumantes ideais para o preparo

Você já está pensando nas suas próprias versões do Clericot, mas ainda está em dúvidas sobre as melhores bebidas para utilizar? Algumas sugestões infalíveis são:

  • vinho branco: entre os brancos, como dissemos, as melhores opções são os rótulos secos e meio secos (se você preferir não fazer muitas misturas), como o Periquita ou o Gato Negro, que têm excelente custo-benefício;
  • vinho rosé: os rótulos rosé também harmonizam muito bem com o gostinho das frutas e são perfeitos para as versões com especiarias. Aposte sem medo no Casal Garcia e também no Periquita;
  • espumantes: o leque de espumantes para o preparo do Clericot é bem extenso, visto que a bebida é perfeita para a combinação com frutas. Sugerimos, então, que você confira excelentes opções em nossa loja virtual.

A TodoVino

Seja para preparar os seus próximos Clericots e drinks ou, até mesmo, garantir as suas garrafas de vinho e de cerveja, é essencial comprar de fornecedores de confiança, afinal, é a sua saúde que está em jogo. Só quem já teve uma ressaca de um destilado ou de um vinho de má qualidade sabe o quanto isso pode ser devastador para o nosso organismo.

Fazer as suas compras com a TodoVino é ter certeza de adquirir produtos de qualidade. Isso porque os nossos especialistas já tiveram todo o cuidado de escolher apenas as melhores marcas e rótulos para serem oferecidos em nosso site. Ou seja, ainda que você não tenha muito conhecimento sobre bebidas, estará seguro em nossa loja virtual.

O processo de compra é muito simples: todos os produtos têm a sua descrição completa na página de compra, com valores especificados. Ao escolher, basta clicar em “comprar” e ser direcionado ao carrinho de compras. Ali, será mostrado o valor total dos produtos, o frete e o prazo de entrega. Estando de acordo, basta seguir com o fechamento do pedido, efetuar o pagamento com toda segurança e aguardar que as suas bebidas cheguem bem armazenadas e conservadas no endereço escolhido.

O segredo de um bom Clericot está na qualidade dos ingredientes (especialmente das bebidas) e da sua imaginação, que vai comandar a mistura das frutas e, assim, ditar o sabor do drink. Não tenha medo de ousar! Se estiver com os seus amigos e familiares, vale a pena convidá-los para fazerem as misturas com você — assim, a diversão já começa antes!

Gostou das nossas dicas e já quer fazer a sua próxima compra? Estamos aguardando você em nosso site com muita variedade e promoções imperdíveis!

Posts relacionados

Deixe um comentário