Chegou Venta Real, os vinhos espanhóis com estilo marcante na Todovino!

4 minutos para ler

Os vinhos espanhóis estão conquistando cada vez mais o paladar dos brasileiros, e pensando nisso, a TodoVino trouxe para você a linha Venta Real de Valdepeñas no sul de La Mancha.


Os vinhos Venta Real são elaborados pela Bodegas Fernando Castro e representam a essência e a história desta que é a vinícola mais antiga da região.


Fundada em 1850, a vinícola está sob a direção da mesma família desde a sua fundação, atuando sempre na gestão da qualidade de seus produtos. Todo o processo produtivo dos seus vinhos passa por uma análise criteriosa pela equipe de técnicos, desde o ciclo vegetativo das vinhas até o uso dos diferentes tipos de carvalhos para envelhecimento.


Os Vinhos da Bodegas Fernando Castro expressam a personalidade de uma região única onde um clima de temperaturas extremas e as características especiais do terroir são ideais para o cultivo de vinhas de alta qualidade.


Os solos são arenosos e argilosos, pobres em matéria orgânica e baixa fertilidade, são mais de 2.500 horas de sol por ano que potencializam o amadurecimento da uva, resultando em uma produção de vinho com maior intensidade da cor, estrutura ideal e poder aromático.


Esta região possui características climáticas ideais para o cultivo da uva Tempranillo, que está presente nos melhores vinhos tintos do mundo e é a casta emblemática da Espanha.


O esforço e o bom trabalho têm sido o motor da família, fazendo da Bodegas Fernando Castro um dos maiores expoentes da sua região.

Os Vinhos

No portfólio da Todovino, você vai poder desfrutar de dois grandes vinhos, o Venta Real Reserva e o Venta Real Gran Reserva.


Ambos são elaborados 100% com a uva tempranillo com fermentação total em tanques de aço-inox, mantendo assim a característica e aromas da uva.


Após a passagem por barricas de carvalho, os vinhos já engarrafados passam por um período de estiva, que é o tempo de repouso na vinícola antes de sair à venda. Esse processo aumenta as propriedades do vinho, facilita uma maior conservação, valorização dos aromas e sabores, evitando a oxidação e favorecendo a maturação dos taninos. Este descanso na garrafa ajuda a integrar a madeira ao vinho, tornando-o mais agradável.


O Venta Real Reserva é envelhecido por 24 meses em barricas de carvalho francês e americano e depois de engarrafado, repousa 14 meses na adega da vinícola. Na taça vemos um vinho de cor rubi brilhante com tons de vermelho âmbar. Possui aromas agradáveis de frutas vermelhas escuras, café torrado, baunilha e também notas minerais. Vinho bem estruturado e equilibrado com taninos saborosos e um final de boca longo e expressivo.

É perfeito para harmonizar com carnes vermelhas, assados de carne ou lombo e massas.


O Venta Real Gran Reserva é envelhecido por 24 meses em barricas de carvalho francês e americano e depois de engarrafado repousa 36 meses na adega da vinícola. É um vinho de cor vermelho rubi com tons profundos de vermelho terra. Aromas agradáveis de frutas vermelhas maduras, com um toque de aroma torrado do envelhecimento em carvalho como o caramelo. Saboroso, bem equilibrado e gosto longo.

Harmoniza muito bem com carnes vermelhas, assados de carne ou lombo, ensopados e pratos elaborados com especiarias. Muito bom também com queijos envelhecidos.


Temperatura ideal para serem servidos: 16°C a 18°C.


Acompanhe o nosso blog e não perca as novidades, tendências e dicas.

Adorou e quer garantir os seus? Clique aqui!

Posts relacionados

Deixe um comentário