Cerveja Pilsen: conheça melhor essa bebida e refresque-se no verão!

6 minutos para ler

Uma cerveja amarela brilhante, leve e refrescante. Essas características resumem bem o que é a cerveja Pilsen, uma das bebidas mais consumidas no verão. Muito versátil, a Pilsen harmoniza com diversos pratos, de comida de boteco a frutos do mar.

Não se trata de gourmetizar o consumo dessa bebida que é paixão mundial, mas sim de acertar nas combinações que ressaltam os atributos sensoriais da Pilsen, permitindo saborear ao máximo o que ela tem de especial.

Continue a leitura e entenda por que a Pilsen já virou unanimidade no catálogo das cervejas artesanais!

Origem e evolução da cerveja Pilsen

As cervejas do tipo Pilsen são originárias da cidade homônima Plzeñ (Pilsen, em alemão), que hoje é parte da República Tcheca. Criada pelo cervejeiro alemão Josef Groll em 1842, a bebida ganhou fama na região da Boêmia e logo se espalhou por várias regiões da Alemanha, tendo como características mais marcantes a cor dourada translúcida, a espuma firme e a leveza sem igual.

Características da cerveja Pilsen

A cerveja Pilsen é mundialmente conhecida no mercado por ser mais leve e descontraída, ou seja, uma opção ideal para os dias mais quentes do ano. De aroma inconfundível e com a espuma consistente saindo do copo, elas apresentam amargor de leve a alto e teor alcoólico médio.

O processo de fabricação da Pilsen segue a famosa Lei da Pureza Alemã, que considera apenas quatro ingredientes na produção dos rótulos: malte de cevada, lúpulo, água e levedura. Isso quer dizer que esse tipo de cerveja não conta com cereais não maltados, como milho e arroz. Se o rótulo mencionar outros produtos além dos quatro em questão, significa que a bebida não é uma Pilsen original.

Por se tratar de uma cerveja de alta drinkability — termo em inglês que indica o quanto a cerveja é “bebível” — as Pilsen podem ser facilmente ingeridas em maiores quantidades. São um dos rótulos mais consumidos em países como Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Estados Unidos e, claro, no Brasil. O preço também é atrativo, sendo mais acessível que outros estilos de cerveja, como a de trigo.

Harmonização de Cerveja Pilsen

As Pilsen harmonizam muito bem com pratos mais despretensiosos e pouco marcantes. Do contrário, uma culinária de personalidade forte poderia “matar” o gosto da cerveja. Queijos leves, amêndoas, carnes brancas, pães e saladas são aperitivos coringas para acompanhar.

Frutos do mar, como camarão, lula e mariscos refogados, também são excelentes opções para saborear sua Pilsen no verão à beira mar. A seguir, detalhamos as melhores harmonizações desse tipo de cerveja.

Queijos

Queijos leves, brancos e frescos podem ser tranquilamente consumidos com uma Pilsen. Alguns exemplos típicos são muçarela, cottage, ricota e os deliciosos queijos de cabra ou de búfala. Para acertar em cheio na composição, os sommeliers indicam uma tábua completa de frios, nos dias mais quentes da estação, servidos como uma entrada para o almoço, jantar ou até mesmo como um aperitivo sem compromisso.

Petiscos

Não é de hoje que os petiscos de boteco ganharam o coração (e o paladar!) dos brasileiros. Além de serem deliciosos, eles casam muitíssimo bem com uma Pilsen geladinha, sendo opções perfeitas para acompanhar a bebida em um happy hour depois do trabalho.

O segredo para uma combinação tão harmoniosa são a efervescência e a sensação refrescante típicas dessa cerveja, que limpam o palato e favorecem a interação da bebida com a gordurinha característica da comida de boteco. Pastel de queijo, aipim frito, bolinho de bacalhau, asinha de frango… todas essas opções são ideais para acompanhar sua Pilsen.

Frutos do mar

Carnes brancas, preferencialmente com molhos pouco marcantes, ressaltam o sabor inconfundível da cerveja Pilsen. Como se trata de uma bebida leve, recomenda-se que as receitas não carreguem muito tempero ou condimentos, pois isso pode fazer com que a cerveja passe despercebida pelo paladar.

Se a intenção é consumir a Pilsen com frutos do mar, que estão sempre em alta no litoral brasileiro, procure fazer uma harmonização por semelhança, que permita sentir as características da cerveja sem comprometer o saboreio das carnes. Lula, camarão e lagostim são opções certeiras para o consumo.

Prefira o preparo dos frutos à milanesa, o que os deixará ainda mais leves. A farinha de panko é a mais indicada para esse preparo, pois é capaz de potencializar o sabor do malte, que remete a pão e cereais. Além disso, a boa carbonatação da Pilsen e o leve amargor do lúpulo auxiliam a reduzir a gordura no paladar.

Se você quiser variar a composição, que tal um belo sanduíche à moda nórdica? Feitos com salmão curado, sementes de mostarda e ervas aromáticas frescas, como o endro, esses sanduíches são opções leves e muito saborosas para harmonizar com o sabor marcante da Pilsen.

Saladas

Uma boa salada é a opção campeã para os dias mais quentes do ano. Quando combinada com a sutileza da Pilsen, então, ela fica perfeita! O melhor é que dá para harmonizar tanto com um prato restrito a folhas verdes quanto com uma salada mais elaborada. Com a caprese, por exemplo, você acerta em cheio.

Nesse prato, a efervescência e o amargor da Pilsen interagem bem com as gorduras da muçarela de búfala e do azeite de oliva, enquanto as notas maltadas harmonizam por semelhança com o leve dulçor e acidez dos tomates. Para uma combinação mais simples, no entanto, basta um mix de folhas temperadas com azeite e sal. Nesse caso, a cerveja será um tempero a mais, já que as folhas realçarão o floral do lúpulo.

Você nem imaginava que a cerveja Pilsen harmonizava tão bem com todos esses pratos, não é mesmo? A versatilidade desse tipo de cerveja é só mais um diferencial do rótulo, o que contribui para seu largo consumo. No entanto, o sabor refrescante e o dourado translúcido continuam sendo as marcas mais evidentes de uma verdadeira Pilsen alemã. Agora é só abrir a sua e curtir o verão em grande estilo!

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Saiba como deixar a experiência da harmonização de cervejas ainda melhor!

Posts relacionados

Um comentário em “Cerveja Pilsen: conheça melhor essa bebida e refresque-se no verão!

Deixe um comentário