Cerveja Asahi: saborosa, fresca e sem amargor

2 minutos para ler

A cervejaria fundada por Komakichi Torii em Osaka em 1889 hoje está sediada em Tóquio, tem capital aberto na bolsa de valores japonesa e está entre as mais consumidas marcas de cervejas nipônicas premium.

A cerveja foi introduzida aos japoneses pelos holandeses, no começo do século XVII, quando era o único país europeu autorizado a manter relações comerciais com o Japão. Daí também veio a derivação da pronúncia “birú” para os japoneses chamarem a bebida, vinda do “bier” holandês. 

A inspiração de Komakichi, então produtor de sakê, para criar sua cervejaria estava na Alemanha, de onde trouxe a linha de produção e tecnologia. No entanto o objetivo era produzir uma cerveja única e direcionada para o gosto do japonês. Em 1892 foi lançada a primeira cerveja com a marca Asahi, que significa literalmente “Sol Nascente”. A longa tradição da cervejaria a coloca como precursora a lançar uma cerveja em lata no Japão, em 1958.

Um ano marcante para a cervejaria foi 1987. Neste ano foi lançada a Asahi Super Dry e os números explicam a linha demarcatória. Nas primeiras duas semanas foram vendidas 200.000 caixas desta cerveja e nos três primeiros anos as vendas chegaram a 100 milhões de caixas, um recorde. A ideia da Super Dry nasceu a partir de uma pesquisa com consumidores japoneses que indicava que buscavam por uma cerveja com sabor, fresca, mas sem amargor no final. Após muitos testes, os mestres cervejeiros da Asahi chegaram a uma lager com teor alcóolico um pouco mais elevado que o dos concorrentes na época (5%), com corpo, baixo amargor e final limpo. 

No final da década de 80 foi construída uma nova sede com um pavilhão anexo desenhado por Philippe Stark Na década seguinte, a marca seguiu sua etapa de internacionalização, abrindo mercados nos Estados Unidos, Europa e outros países asiáticos com destaque para a China. No final dos anos 90 Asahi já se fixou como líder de vendas entre as cervejarias japonesas. 

Hoje a Asahi é a maior cervejaria japonesa tendo incorporado diversas cervejarias de renome global, como SAB Miller, Grolsch, St Stephanus e até a lendária Pilsner Urquell. A Asahi Super Dry pode ser encontrada na TodoVino, loja online de cervejas, vinhos e destilados.

Posts relacionados

Deixe um comentário