Carnaval e vinho: saiba mais sobre essa relação de anos!

3 minutos para ler

O carnaval é uma das festas mais aguardadas por muitos brasileiros durante o ano. Cada estado comemora da sua maneira, porém é de praxe que as festividades durem por muitos dias. Mas como será que começou tudo isso?

Neste texto, você conhecerá melhor a relação entre carnaval e vinho e como essa bebida sempre esteve presente e pode auxiliar ainda mais no sucesso desse período tão especial para o país.

Qual é a história do carnaval e sua relação com o vinho?

Para entendermos como surgiu o carnaval que conhecemos hoje, é preciso voltar até os tempos antigos. O Deus Dionísio, representante das festas e bebidas, recebia muitas homenagens no período da primavera.

De acordo com a mitologia grega, Dionísio morria todos os anos no período do inverno e renascia durante a primavera, assim como a videira e demais plantas. Por isso, a população planejava comemorações para a sua volta durante o início do ano.

A festança passou por modificações durante o império romano, no qual Dionísio passou a ser chamado de Bacchus (Baco), além das festas começarem a se tornar mais eufóricas. Era comum encontrar pessoas correndo e cantando pelas ruas e foi nesse período que surgiu o grito carnavalesco “Evoé”, já que as pessoas costumavam gritar pelas ruas enquanto comemoravam.

O cristianismo também passou a adotar o carnaval, principalmente porque ocorria no início da Quaresma, um período de jejum e resguardo. Então, nada melhor do que ter um período anterior a esse onde era possível festejar em excesso.

Assim, deu-se origem ao carnaval que conhecemos hoje: uma festa comemorada em várias partes do mundo, cada uma com suas tradições específicas, mas todas repletas de muita alegria, música, dança e bebidas.

Por que é importante entender como essa tradição surgiu?

Conhecer melhor a história do carnaval é uma ótima maneira de se conectar com esse período e entender a sua importância para os antepassados. Além disso, esse período de festividades também deu origem a uma manifestação artística muito conhecida e apreciada: o teatro.

Que tipo de vinhos consumir durante o carnaval?

Uma ótima bebida que sempre combinou muito bem com o Carnaval é o vinho. Além de ser saborosa, ela permite que você consiga curtir as festividades por mais tempo.

É interessante focar em beber vinhos mais leves. Espumantes também podem cair muito bem.

Durante à noite, vinhos mais clássicos também podem combinar bem com a ocasião, principalmente durante comemorações com familiares e pessoas mais íntimas, como em um jantar.

E então, está animado para começar a se divertir nas festas? Agora que você entendeu como essa festa é importante e quais tipos de bebidas combinam com essa ocasião, você já está pronto para comemorar em grande estilo!

Gostou do texto? Então, assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo em nosso blog!

Posts relacionados

Deixe um comentário