Quais os benefícios do vinho para a saúde? Entenda aqui!

6 minutos para ler

Não há nada melhor do que a escolha de uma bebida de qualidade que harmonize com os nossos pratos preferidos, concorda? Além disso, o grande diferencial é saber que determinados produtos contribuem para o nosso bem-estar, para a qualidade de vida e para o bom funcionamento de nosso corpo. E você, sabe quais os benefícios do vinho para a saúde?

Reconhecida mundialmente pela sua versatilidade, essa bebida contribui ainda para o humor e a qualidade do sono, além de outros ganhos que devem ser mencionados. Foi pensando nesses pontos que elaboramos este conteúdo, para que você confira quais são os principais. Continue a leitura e entenda!

Contribui para o aumento do nível de colesterol bom

Desde que o consumo do vinho se popularizou, surgiram diversas pesquisas sobre a bebida que nos ajudam a entender um pouco mais sobre os efeitos positivos que ela causa no organismo.

Um desses estudos foi publicado pelo European Journal of Clinical Nutrition. De acordo com a publicação, o consumo de vinho foi associado diretamente ao aumento do colesterol HDL, com aumentos entre 11% e 16%.

HDL é a sigla de High Density Lipoprotein, traduzido literalmente para lipoproteína de alta qualidade. O ideal é que ele esteja em alta em nosso corpo, pois ele tem a capacidade de remover o colesterol das artérias, levando-o de volta para o fígado.

Existem outras formas de elevar o HDL, como praticar exercícios físicos e manter uma dieta equilibrada, consumindo nutrientes encontrados em pescados, no óleo de peixe e na soja, por exemplo. Aliando tudo isso ao consumo do vinho, você poderá ter uma taxa positiva.

Combate os danos dos radicais livres

Antes de mais nada, é preciso entender que em níveis normais os radicais livres não proporcionam nenhum mal à saúde. No entanto, como eles tendem a danificar células sadias de nosso corpo, as enzimas protetoras não conseguem repará-las caso estejam em alta quantidade, o que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças:

  • crônicas;
  • degenerativas;
  • auto-imunes;
  • neurodegenerativas.

No vinho, existem antioxidantes que contribuem para neutralizar e reparar danos causados pela oxidação dos radicais livres. Todo esse processo será efetivo no bloqueio da iniciação de tumores em estágios iniciais, evitando assim o desenvolvimento de câncer.

Previne problemas de saúde

Na composição dos vinhos encontramos o Piceatannol, substância que pode bloquear a formação de células que armazenam gordura. Dessa forma, antes mesmo de as células se desenvolverem, o composto as destróem, o que previne esse acúmulo, que traria como consequência principal o ganho de massa corporal e a obesidade.

Além disso, visto que o vinho tem a capacidade de aumentar o colesterol bom, ele contribui para uma “limpeza” do LDL. Ao contrário do HDL, esse tipo de lipoproteína leva o colesterol do fígado para as células, o que aumenta as chances de ocorrer doenças cardiovasculares.

Assim, há uma redução na formação de placas de entupimento das artérias. Como consequência direta, o produto inibe a coagulação do sangue, o que reduz os riscos de aterosclerose.

Outro ponto que deve ser mencionado é o fato de a bebida trazer ganhos para o sistema gastrointestinal. Por meio do seu consumo, essa região do corpo opera com um melhor desempenho, o que evita alguns problemas como a síndrome do intestino do irritado.

Contribui para o bom humor

Com rotinas em centros urbanos cada vez mais agitadas, pressão no dia a dia profissional e ainda todas as preocupações naturais na vida de qualquer pessoa, o índice de estresse e o desenvolvimento de doenças emocionais aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

O consumo do vinho, nesse sentido, traz melhorias para os níveis de estresse, além de ser associado a menores taxas de depressão. Há ganhos também na qualidade do sono. Novamente, é importante destacar a importância de esse consumo ser associado a outras boas práticas no dia a dia para estimular a qualidade de vida.

No caso do sono, é preciso ainda criar um ambiente favorável para uma noite tranquila, comer moderadamente até duas horas antes de dormir e só usar o quarto para o descanso, o que impede a associação desse local com preocupações rotineiras.

Evita o desenvolvimento da doença de Alzheimer

Outra constatação provada por meio de estudos. De acordo com uma publicação feita na revista Scientific Reports, o consumo moderado da bebida contribui para reduzir as chances de uma pessoa desenvolver o mal de Alzheimer, doença neurodegenerativa que traz como consequência o declínio de algumas funções cognitivas, além de prejudicar as relações sociais e a memória de curto prazo do indivíduo.

O Alzheimer não é a única doença relacionada ao cérebro que o vinho ajuda a prevenir. De acordo com uma pesquisa feita pela Escola de Medicina da Universidade de Johns Hopkins, o resveratrol encontrado na bebida também tem a capacidade de proteger o órgão depois de um Acidente Vascular Cerebral, justamente por haver um aumento da enzima oxigenase, cujo efeito é neuroprotetor.

Melhora o sistema imunológico como um todo

Além de todos os benefícios que apresentamos, o consumo moderado da bebida também proporciona melhorias para o sistema imunológico como um todo. O estudo elaborado por um imunologista da Universidade da Califórnia, publicado no jornal Vaccine, apontou que algumas doses diárias aumentam a resposta do organismo à vacinação.

A pesquisa foi feita em cobaias vivas. Nela, chegou-se à conclusão de que aqueles animais que consumiram a bebida tiveram uma resposta mais positiva a vacinas que os que não consumiram.

Neste conteúdo, apresentamos quais os benefícios do vinho para a saúde, explicando de que maneira ele contribui para o seu organismo e como evita algumas doenças, como o estresse, o câncer e o Alzheimer.

O ideal é que as doses de consumo não sejam exageradas. Além disso, vale a pena aproveitar os diferentes tipos da bebida para fazer harmonizações com diversos pratos. Use a criatividade para escolher um bom vinho e aproveite bons momentos ao lado das pessoas que você mais gosta!

Gostou de se informar sobre os benefícios do vinho para a saúde? Que tal se aprofundar mais no assunto e conhecer algumas dicas para reconhecer os aromas do vinho e se tornar um especialista?

Posts relacionados

Deixe um comentário