gin hendricks gin hendricks

A história do gin Hendrick’s

2 minutos para ler

A definição de gin é bastante simples e se resume a um destilado neutro aromatizado com botânicos cuja principal expressão deve ser do zimbro. Hendrick’s nasceu em 1999 e rompeu com a tradição dos conhecidos London Dry Gin, com uma nova feição, aromática e pura, casando ingredientes incomuns, como o pepino holandês e as pétalas da rosa Damascena da Bulgária.

Hendrick’s Gin foi idealizado pelo master blender da centenária destilaria escocesa William Grant & Sons, David Stewart que era um apaixonado pela bebida, mas na terra do whisky mantinha seu gosto com discrição. Em uma tarde de verão no quintal de casa, comendo seu habitual sanduíche de pepino, juntou este sabor com os aromas das rosas de seu jardim e desafiou a mestre destiladora Lesley Gracie a desenvolver uma receita de gin com esses botânicos. Lesley pesquisou e testou receitas e dezenas de destilações, por cerca de dois anos, para chegar à receita de Hendrick’s.

Hoje Hendrick’s Gin mantém seu DNA artesanal e é destilado em pequenos lotes de 500 litros. Um dos segredos para a suavidade de Hendrick’s está na utilização de dois modelos de destiladores, Carter-Head e Bennet. O primeiro modelo de alambique produz um destilado leve e floral, enquanto o segundo produz o clássico gin, potencializando as notas de zimbro. Os dois lotes são blendados e então recebem a essência do pepino e das rosas, os dois mais importantes entre os 11 botânicos utilizados em Hendrick’s Gin. Além de Lesley apenas mais três pessoas em William Grant & Sons conhecem a receita de Hendrick’s. 

Além dos aromas e sabores inconfundíveis de Hendrick’s, a garrafa escura com desenho vitoriano e a taça de gin tônica feita com Hendrick’s que recebe fatias de pepino tornam toda a experiência única e singular. 

Uma curiosidade é a origem do nome Hendrick’s. Janet Sheed Roberts, neta de William Grant, encantada com o perfume do gin decidiu batizá-lo com o nome de seu jardineiro. Janet faleceu em 2012, aos 110 anos de idade!

Posts relacionados

Deixe um comentário