A história da cerveja Blue Moon

2 minutos para ler

Hoje o blog da TodoVino, loja online de cervejas, vinhos e destilados, traz a história da cervejaria Blue Moon. Tudo comecou em 1995, quando era então conhecida como Sandlot Brewery e ocupava um pequeno porão em Coors Field, um estádio de baseball no centro de Denver, no Estado do Colorado. Ali, seu criador, Keith Villa, desenvolveu a receita que hoje é uma das cervejas artesanais mais vendidas nos Estados Unidos (em 2018 foi a cerveja artesanal norte-americana mais vendida localmente). 

Mas o acerto de Keith não veio ao acaso. Anos antes, o mestre-cervejeiro estava na Bélgica, onde obteve o título de Ph.D. em fabricação de cervejas (sim, existe esse título) pela Universidade de Bruxelas. Ao retornar aos Estados Unidos e inspirado pela escola belga, Keith criou a Bellyslide Wit, a Belgian White feita de trigo que se tornaria a Blue Moon. Bellyslide é uma manobra do baseball onde o jogador desliza pelo campo. 

A cerveja se tornou, então, um cult regional e um dos clientes de Keith comentou que achava sua Belgian White tão boa que cervejas como aquela costumam surgir tão eventualmente quanto a lua azul (Blue Moon). 

A clássica assinatura da Blue Moon é o frescor das witbiers com o diferencial da adição de cascas de laranja valência, que trazem um delicado dulçor no final do gole, e aveia para conferir mais cremosidade no paladar. Ainda que na época do seu lançamento a Blue Moon enfrentasse os desafios de ser uma cerveja Ale em meio ao universo predominante de Lagers, além do visual levemente túrbido, mas típico das cervejas de trigo; Keith tinha a certeza que sua receita tinha personalidade e qualidade para ser bem sucedida. 

A tradicional forma de servir Blue Moon, com uma rodela de laranja na borda do copo, foi inspirada no serviço das wits belgas, que costumam ser apresentadas com uma rodela de limão siciliano na borda do copo. Esse ritual de serviço ajuda a evidenciar as notas frutadas da cerveja e faz parte da identidade visual da marca.

Experimente uma Blue Moon na praia, beira de piscina, com uma rodela de laranja na borda do copo e comprove sua vocação refrescante.

Posts relacionados

Deixe um comentário